top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Olímpio

GOLPE DE ESTADO INSTITUCIONAL |Jose Olímpio

GOLPE DE ESTADO INSTITUCIONAL - (02.07.03)

Jose Olímpio -Drt.11

Se não me engano Lula foi eleito para governar melhor do que FHC e recolocar o País no caminho do desenvolvimento. O que vemos é um golpe de Estado light. Até agora ele foi melhor apenas em número de medidas provisórias editadas para fazer a sua vontade, cujo resultado tem sido: redução da produção industrial (as montadoras estão dando férias coletivas porque não estão vendendo os carros); os pedidos do comércio à indústria não aparecem; aumenta o desemprego; o primeiro emprego é nocivo porque o empresário ao invés de contratar um profissional prefere um menino sem experiência para ganhar salário mínimo; aumenta a despesa do governo (gastos); aumento dos preços dos medicamentos, etc. Exemplo da gastança: em Parintins para ser agradável mandou a Empresa dos Correios doar trezentos mil reais para o Bumba Boi Caprichoso.


Com esse dinheiro daria para comprar quantas cestas básicas? Ele faria um bem enorme se renunciasse e fosse ser Prefeito daquela cidade da região amazônica. Pelo menos ele afundaria apenas um pobre município da região que já é pobre. Como ele gosta de pescaria e não tendo o que fazer, passaria o dia pescando à beira de um daqueles rios.


Leonel Brizola qualifica esse governo como Totalitário. Por quê? Nesse regime o Estado se impõe, Estado esse governado por um partido centralizador que oprime até os próprios correligionários. Veja o caso da Senadora Heloísa Helena, do Deputado Baba e da Deputada Luciana Genro. A minha esperança é que todo governo que adota esse regime, que usa o rolo compressor da máquina estatal para impor sua vontade, acaba sempre em suicídio ou renúncia.

Lembro Getúlio, Jânio Quadros e Collor. A Fiesp já acendeu a luz amarela alertando para a chegada da recessão. O que isso significa? Significa que o país está produzindo pouco e vendendo quase nada. A massa salarial achatada empobrece a população que deixa de comprar porque o dinheiro dá muito mal para comprar o que comer.


Você sabia que um terço da população (cerca de 55 milhões de brasileiros) acordam todos os dias sem ter o que comer? Solução? Gerar emprego para que todos tenham renda, mesmo que seja renda mínima de um mísero salário mínimo, mesmo que o reajuste de salário seja só de 1%.


No programa Zorra Total da Globo tem um quadro com Tom Cavalcante onde ele brada: Morra Brasil. Seria trágico se não fosse hilário. A esperança que venceria o medo está minguando. Mas, não é assim mesmo: brasileiro, profissão Esperança?




Comments


bottom of page