Buscar
  • AMCLAM

SESSÃO SOLENE DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS ACADÊMICOS MARCO AURÉLIO DE JESUS PIO E FELIPE FREITAS ZENK

Atualizado: Nov 19




Data:01/10/2021 Local: Auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão – São Luís/MA Horário: 19h00 Mestre de Cerimônias: José Ribamar Galvão Cutrim Recepção: VOGA Fotógrafo: José Roberto Cunha



SESSÃO SOLENE DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS ACADÊMICOS MARCO AURÉLIO DE JESUS PIO E FELIPE FREITAS ZENKNER


A ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM “Casa do Brigadeiro Falcão” é um sodalício cultural cujos membros integrantes fazem parte da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e personalidades maranhenses que com estas instituições, possuem laços fraternos de amizade, todos possuidores de habilidades nas ciências sociais, letras e artes.

Criada em 31/05/2018, objetiva: I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis; II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas; III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros; IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; V – Defender e perpetuar as tradições militares, maranhenses e brasileiras; VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e arte nacional; VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da cultura e da arte; VIII – Intercambiar com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais.




ENTRADA DOS ACADÊMICOS












MESA DE HONRA





E/d: TC BM Marco Aurélio (Empossando), Cel PM Anderson (Cmt da APMGD), Acadêmico Alberto Tavares (Pres. Conselho Consultivo), Acadêmico Carlos Furtado (Pres. AMCLAM), Acadêmico Clésio Muniz (Pres. Conselho Fiscal), Prof. Dr. Sanatiel (UFMA), Cap BM Zenkner (Empossando). A esquerda: Cutrim (Mestre de Cerimônias)




ENTRADA DOS ACADÊMICOS EMPOSSANDOS



Designados pelo Presidente, para conduzirem os Acadêmicos Empossando à Mesa de Honra.


Designados pelo Presidente, para conduzirem os Acadêmicos Empossando à Mesa de Honra.



ABERTURA DA SESSÃO


Utilizando da palavra o Presidente da Academia Maranhense de Ciências Letras e Artes – Acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira, inicia dos trabalhos: Senhoras e Senhores, boa noite. Neste clima solene, festivo e acadêmico, a ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM, através dos seus Acadêmicos Efetivos e Perpétuos, registram seus agradecimentos especiais a todos os presentes, familiares, amigos, autoridades e personalidades. Declaro aberta a Sessão Solene da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) para a Diplomação e Posse dos Acadêmicos Marco Aurélio de Jesus Pio e Felipe Freitas Zenkner, eleitos de acordo com a Assembleia Geral do dia 29 de outubro de 2020.


ACENDIMENTO DAS LUZES


Segundo a astrologia, o acendimento das luzes representa a sabedoria e ajuda a criar um elo mais forte com o mundo espiritual, pois elas clareiam nossas mentes e nossas auras. As cores possuem significado especial:

a) A cor amarela – propicia alegria, calor, movimento e criatividade. Desenvolve a arte, a literatura e as ideias.

b) A cor branca – propicia pureza, paz de espírito e tranquilidade. Fortalece a segurança e a estabilidade.

c) A cor azul – além de também propiciar tranquilidade, atrai prosperidade e abre os caminhos no campo profissional.

O presidente da AMCLAM, convida o Acadêmico Raimundo Ferreira Marques, decano e titular da cadeira nº 10, patroneada pelo Cel Arlindo Farah, para proceder o acendimento das luzes.



Acadêmico Raimundo Marques (decano) acende as luzes da sabedoria


ENTRADA DO PAVILHÃO NACIONAL, BANDEIRA DO MARANHÃO E ESTANDARTE DA AMCLAM


Os presentes em de pé e em atitude de respeito, acompanharam à entrada do Pavilhão Nacional, Bandeira do Estado do Maranhão e do Estandarte da AMCLAM que foram entronizadas respectivamente pelos Cadetes da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.



Cadetes BM da Academia de Bombeiros Militar do Maranhão Josué Montello,

entronizam os pavilhões



CANTO DO HINO NACIONAL


Em pé foi cantado pelos presentes o Hino Nacional Brasileiro, letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva sob a regência do 1º Tenente Gerson de Nazaré Ribeiro da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.


Cadetes BM apresentam armas na execução do Hino Nacional






APOSIÇÃO DOS PARAMENTOS ACADÊMICOS


Os Acadêmicos Empossandos: Marco Aurélio de Jesus Pio e Felipe Freitas Zenkner receberam suas vestes acadêmicas e seus colares acadêmicos das senhoras Fabiane dos Santos Santana Moreira e Sra. Letícia Guimarães Oliveira.




Ten Cel e Cap Zenkner do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão


Sra. Fabiane e Sra. Letícia, colocam as Vestes Acadêmicas nos novos

Acadêmicos Marco Aurélio e Zenkner



E/d: Sra. Fabiane, Acadêmico Marco Aurélio, Sra. Letícia e Acadêmico Zenkner



DIPLOMAÇÃO DOS ACADÊMICOS EMPOSSANDOS


O Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), Acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira, convidou o Cel Anderson Fernando Holanda Maciel, Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias da Polícia Militar do Maranhão e o Acadêmico Carlos Frank Pinheiro de Oliveira, Primeiro Secretário da AMCLAM, para fazerem as entregas dos diplomas aos Acadêmicos Efetivos e Perpétuos Empossandos.



E/d: Cel Anderson, Acadêmico Marco Aurélio, Acadêmico Zenkner e Acadêmico Frank





JURAMENTO DOS ACADÊMICOS



Os Acadêmicos Empossandos Marco Aurélio de Jesus Pio e Felipe de Freitas Zenkner, posicionados com a mão direita estendida com a palma para baixo, publicamente, prestaram os compromissos de Acadêmicos da Ordem Feliciana:





Acadêmico Marco Aurélio Acadêmico Zenkner



“Na condição de membro vitalício

da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares,

comprometo-me, sob a ordem feliciana,

cumprir seu Estatuto, Regimento Interno

e demais instrumentos normativos,

dedicando-me na produção de bens culturais,