top of page

EX-ACADÊMICO

cadeira-19.png
Cadeira nº 19

Nasceu a 13 de março de 1964, na cidade de São Luís do Maranhão, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, como filho de Agnaldo Gomes Nascimento e de Luiza França Serra.

É filho da Madre Deus, berço cultural que embala fantasias com arte e talento na história de São Luís. Bebendo da mesma bebida da velha guarda ancestral e comendo o melhor tira-gosto artístico da cidade, não poderia crescer intelectualmente senão com a identidade cultural moldada no amálgama da maior diversidade étnica e cultural do Estado, bairro de multissignificações e notável formação histórica na querida Ilha de São Luís.

Após o Ensino Médio, dedicou-se à área artística, fazendo cursos como Desenho de Letras, Desenho Artístico e Publicitário, Auto-Cad, Desenho Arquitetônico, inclusive trabalhando como desenhista na construção de prédios, como os anexos ao atual Quartel do Comando Geral em São Luís.

Em março de 1986, adentrou à nossa briosa Polícia Militar, como soldado, tendo concluído o Curso de Sargento em 1990.

Dentre suas destacadas atuações, costuma ressaltar suas atividades como defensor e educador ambiental, tendo ativa participação no Batalhão de Polícia Ambiental, lutando orgulhosamente pela preservação do nosso patrimônio ambiental em todo o território maranhense, Estado de cuja natureza se ufana por ter características inigualáveis em seus ecossistemas e biomas híbridos.

Profissionalmente, também é dígna de destaque sua formação humanística, complementada pelo Curso de Direitos Humanos, realizado com mérito na cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, além do Curso de Habilitação de Oficiais na Academia de polícia militar Gonçalves Dias.

Trabalha no Gabinete Militar do Governo do Estado, no Palácio Henrique de La Rocque, como fiscal de posto de Capitão QOA PM.

Seu orgulho maior é sua família. De sua união com Magnólia de Jesus Nascimento brotaram Celmag de Jesus Nascimento, o Cecel, também artista, compositor, cantor e cantador dos batalhões de ouro do cancioneiro popular maranhense, Helena Maria Santos Nascimento e Afonso Celso Santos Nascimento. Sua neta Evillyn Caroline Carvalho Nascimento é a princesa do Reino da Família Nascimento.

Sua paixão artística, por fim, é conduzir com abnegada dedicação os projetos artísticos, sociais e culturais da Associação Cultural Dragões da Madre Deus, que, mais que um Bloco Organizado, é uma agremiação carnavalesca que oferece políticas de lazer às crianças e jovens do bairro da Madre Deus, retirando-se das condições de vulnerabilidade social, do mundo da criminalidade, das drogas e violência generalizada que se universalizou pela cidade, motivo de orgulho de todos que compõem esse celeiro artístico e cultural, cunhando a frase:

SOMOS OS DRAGÕES DO BEM EM LUTA POR UMA VIDA DIGNA, JUSTA E ABENÇOADA POR DEUS!

bottom of page