top of page
medalha1.png

COLAR ACADÊMICO AMCLAM

Criado por meio da PORTARIA Nº 001 DE 27 DE FEVEREIRO DE 2019 (publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão nº 083 de 06/05/2019).
Dispõe sobre a criação do Colar Acadêmico (Medalhão) dos Acadêmicos Efetivos e Perpétuos da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) e disciplina sua concessão.

Medalha2.png

MEDALHA DA AMCLAM

Criada por meio da PORTARIA Nº 001 PORTARIA Nº 001 DE 03 DE FEVEREIRO DE 2020 (publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão nº 126 de 10/07/2020).
Dispõe sobre a criação da Medalha da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) e disciplina sua concessão.

Medalha3.png

COLAR DE MÉRITO ACADÊMICO DA AMCLAM

O Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares - AMCLAM, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a decisão deliberativa do Sodalício, em Assembleia Geral Extraordinária datada de 01/02/2022, RESOLVE:
Art. 1 ° - Fica instituído o “Colar do Mérito Acadêmico da AMCLAM”, que se destina a agraciar “Acadêmicos”, pessoas físicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes, ou que dela se tenham tornado credores de homenagem especial, inclusive seus membros.

Medalha4.png

MEDALHA ESCRITOR CORONEL BASTOS

A medalha homenageia o Escritor Manoel de Jesus Moreira Bastos, Acadêmico da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM que ocupou a cadeira nº 32, patroneada pelo Deputado Provincial Antônio José Quim.

Medalha5.png

MEDALHA ARTISTA FRAZÃO

A Medalha é de formato circular, de metal dourado, com 40mm (quarenta milímetros), tendo no anverso, um círculo azul celeste com a inscrição ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – 31-05-2018 em letras brancas

trofeus3.png

TROFÉU AMCLAM
Brasão em madeira

Brasão da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) em modelo português primitivo com detalhes laterais côncavos próprios, originalmente em debrum na cor bronze e campo azul celeste em degradê e ladeando o escudo, duas palmas de babaçu e abaixo um cacho do fruto babaçu com suas conchas, detalhando uma das maiores riquezas vegetais no Estado do Maranhão.

TROFÉUS PEDRO IVO DE POESIA

trofeus2.png

Pedro Ivo de Carvalho Viana foi acadêmico titular da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), onde ocupou a cadeira nº 12, patroneada pelo maestro João Carlos Dias Nazareth.

bottom of page