top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO(A)

27-Carlos David Veiga França.png

Carlos David 

Viega França

Cadeira nº 27

A contingência do memorial

A finalidade desta biografia é apresentar as diretrizes de minha trajetória acadêmica e profissional até o presente momento. Para tanto, considerei as contingências, condições e circunstâncias que envolveram o desenrolar de minhas produções aqui expostas. Outro mote é o destaque contributivo da correlação das expertises desenvolvidas com a temática proposta nas atribuições da Academia de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM). Ademais, considero esta biografia como instrumento auto avaliativo e confessional das perspectivas em concretizar a realização de mais uma etapa de minha vida intelectual.

Vida Acadêmica

Iniciei minha jornada acadêmica quando ingressei no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no ano de 2001. A graduação foi realizada na rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís proporcionando-me contato diuturno com as diversas manifestações das ciências, artes e cultura maranhense. Durante o transcorrer do curso fui estagiário de uma empresa que prestava serviços ao Instituo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no levantamento cadastral, digitalização das edificações seculares do sítio histórico ludovicense e abastecimento de banco de dados daquele Órgão. Associado a isto, destaca-se as capacidades acadêmicas desenvolvidas durante o curso das disciplinas História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, Materiais e Sistemas Construtivos, Resistência dos Materiais, Arquitetura Regional e Técnicas Retrospectivas subsidiando fundamentos para intervenções em sítios históricos. Após o cumprimento de todos os créditos realizei Trabalho Monográfico sob a temática de “Técnicas Construtivas de Bambu empregadas às edificações de baixa renda adquirindo o grau de Arquiteto Urbanista”, conseguindo o Grau de Arquiteto Urbanista.

Em março de 2008, ingressei na Pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho da UEMA e passei a atuar na área protetiva de acidentes laborais, em especial, os relativos à insegurança contra incêndio e pânico em edificações. Neste contexto, passaram a ser do meu convívio acadêmico conceitos como limites de tolerância aceitável, fatores de risco ambientais, ameaças, vulnerabilidades, instrumentos quantiqualitativos para medições ambientais, estatística e não conformidades. Outra habilidade desenvolvida neste período foi a prática para elaboração dos sistemas de proteção contra incêndio e emergências em diversas edificações. No ano de 2010, com a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a temática “Análise de Riscos de Incêndios de uma Edificação Residencial Multifamiliar” galguei o título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

No primeiro semestre do ano de 2013 iniciei meus estudos no Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar. Neste momento singular de minha jornada acadêmicoprofissional aprimorei a formação teórico-prática nas temáticas das Instituições do Direito Público e Privado, Ciência Política, Sociologia, Direitos Humanos e Constitucional, Gestão de Projetos e Defesa Civil Aplicada culminado com a aprovação do TCC na área da análise das doenças do trabalho como fator gerador de afastamento laboral do servidor bombeiro militar. Adquiri então o Grau de Bacharel em Segurança Pública e do Trabalho e a sonhada Declaração de Aspirante à Oficial.

Após concluir em 2014 o curso de Aperfeiçoamento em Prevenção de Incêndio ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) habilitei-me para a função de analista de projetos de combate a incêndio e pânico e vistoriante de edificações e área de riscos com atuação em todo o território maranhense. No ano seguinte, Pós-graduei no Curso de Engenharia de Segurança, Proteção e Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Centro Goiano de Ensino (CGESP).

A verticalização mais sinuosa da carreira acadêmica aconteceu no ano de 2016 com a aprovação no Mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na linha de pesquisa Dinâmica do Espaço Urbano e Rural. Sob esta ótica, um cenário de possibilidades para o trabalho de metodologias e métodos, geoprocessamento, uso de geotecnologias e produtos de mapeamentos de riscos diversos se apresentou. Pautado neste novo norte conclui o Mestrado no ano de 2018 utilizando o método de regressão linear e autocorrelação espacial local de Moran com atributo do Lisa Maps para formular um modelo espacial de risco de incêndio intraurbano no município de São José de Ribamar – MA, seus desdobramentos, tipologias, fatores geradores e correlações espaciais. O estudo pioneiro no Estado do Maranhão, para este padrão de análise e a metodologia, proporcionaram a publicação de um artigo como produto da dissertação na Revista Territórium de Coimbra em setembro de 2020.

Em agosto de 2020 iniciei minha participação como integrante no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz - Democracia e Direitos Fundamentais, da Universidade Federal do Maranhão. No decorrer deste ano aprovei trabalhos no Congresso Nacional de Segurança do Trabalho (CONEST 22), nas respectivas áreas de concentração e categorias: outros temas ligados à Segurança e Saúde do Trabalhador e Psicologia do Trabalho. Neste evento houve apresentação em banner, com publicações nos anais do Congresso nas seguintes temáticas: “Proposta de Intervenção nas Instalações Físicas do Centro de Ensino Luiz Montenegro Tavares, Coroatá – MA”, “Processo Técnico Simplificado Contra Incêndios Aplicado a um estabelecimento de Ensino no Município de Morros – MA” e “Estresse no Ambiente Laboral: Avaliação de Impactos no Profissional da Enfermagem durante o enfrentamento da COVID - 19 no Centro de Saúde Djalma Marques, Santa Inês – MA”.

Corroborando ao ensejo, obtive a publicação de quatro capítulos no livro “Estudos em Engenharia de Segurança, Saúde e Direito do Trabalhador”, Volume 01, da editora Pascal em dezembro de 2020 sob os seguintes enfoques: “A Importância do PCMAT e da NR 18 para evitar acidentes”; “Processo Técnico Simplificado Contra Incêndios Aplicado a um estabelecimento de Ensino no Município de Morros – MA”; “Uso de Equipamentos de Proteção Individual na Redução de Acidentes de Trabalho e Análise das Instalações de Prevenção” e “Combate a Incêndio de uma Edificação Residencial Multifamiliar”.

Sob esta ótica, aprovei trabalhos no CONEST 23, no ano de 2021, sob os seguintes temas: Monitoramento de riscos aplicado à preservação dos bens culturais maranhenses; Proteção e defesa civil sob a perspectiva de atendimentos do território maranhense e Caça riscos tecnológicos no município de Bacabal - MA (2021). Neste mesmo ano fui convidado para palestrar no Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal (MDR) com a temática: Monitoramento de riscos de incêndios e desabamentos no sítio histórico maranhense. Ainda neste Seminário aprovei os seguintes trabalhos: Caça riscos tecnológicos no Município de bacabal – MA (2021); Gestão de riscos: o caso das Estações de Rádio Base ribamarenses e Sistema de informação geográfica aplicado à análise de ocorrências de APH na Ilha do Maranhão.

No ano de 2021, finalizei a Pós-graduação em Patologia das Construções - Diagnósticos e Tratamentos ofertados pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação (IPOG) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficias Bombeiro Militar realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. Ainda nesta seara, fui designado como membro do Corpo Docente do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar – CFOBM, responsável pela revisão e elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharel em Segurança Pública e do Trabalho da Universidade Estadual do Maranhão.

Em dezembro do ano de 2021 recebi Carta de Aceite Favorável para 04 (quatro) artigos a serem publicados em Livro do Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz (NUPEJI), vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) sob os seguintes títulos: Mapeamento de geoinformações: indicadores do CBMMA na prestação do serviço de atendimento pré-hospitalar na Ilha do Maranhão; Vulnerabilidade do sistema de hidrantes urbanos: diagnóstico do município de São José de Ribamar – MA; Conceitos fundamentais de proteção e defesa civil; Sistema de informação geográfico aplicado à prevenção de riscos de desabamentos no sítio histórico ludovicense; Proteção e defesa civil: sob a perspectiva de atendimentos no território maranhense.

Em meados de 2022 recebi o prêmio de 2º melhor trabalho científico no I Encontro de Maranhense de Engenharia Civil sob o título: Monitoramento de manifestações patológicas aplicado ao patrimônio cultural do município de Caxias – MA sendo agraciado com a publicação de artigo no periódico The Journal of Engineering and Exact Sciences (jCEC). Além disso, palestrei no I Semana do Diálogo Geográfico com o título Monitoramento de riscos de incêndios e desabamentos no sítio histórico maranhense. Outrossim, fui indicado pelo CBMMA como membro titular do Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís – MA. Continuando a caminhada acadêmica, no corrente ano, ingressei no Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental – PEBGA ofertado pela Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA). Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre os riscos de incêndios e desabamentos nos sítios históricos, além de segurança de barragens e suas áreas de afetação e influência nos municípios maranhenses.

 

Trajetória Profissional

Iniciei as atividades profissionais no sítio histórico maranhense no ano de 2006 realizando estágio que consistia no levantamento físico e digitalização dos Casarões para compor o banco de dados do IPHAN. Posteriormente, em meados de 2007 ingressei no funcionalismo público estadual no curso de formação de soldados bombeiro militar e tive os primeiros contatos, como operador dependente, às ações de Prevenção Contra Incêndio e Emergências, Defesa Civil e Planificação de Desastres e Catástrofes.

Com o ingresso na Academia de Bombeiros Militar Josué Montello (ABMJM) no ano de 2010 principiei a vida no Oficialato Bombeiro Militar tramitando entre as ações práticas e comando de recursos humanos exercendo a função de Comandante Aluno. Paralelamente a isto, em meados de 2012 fui aprovado no Seletivo para a função de Tutor de Educação à Distância do Curso Técnico de Edificações da UEMA concluindo os dois anos contratuais. Seguindo a linha temporal fui declarado Aspirante a Oficial no ano de 2013 e lotado na Secretaria de Segurança Pública no Setor de Obras e Reformas trabalhando na elaboração de projetos de Delegacias e Quarteis da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar. Neste período, exerci ainda a função de Fiscal de Obras desenvolvendo habilidades com editores de planilhas eletrônicas, orçamentos e inspeção de obras públicas.

Após convite da ABMJM iniciei a carreira docente como professor do Curso de Formação de Oficias Bombeiro Militar ministrando a Disciplina de Segurança Física das Instalações. Em dezembro de 2013 foi promovido ao Posto 2º Tenente e após a mudança de Governo Estadual fui transferido para a Diretoria de Apoio Logístico do CBMMA na qual tive contato com a elaboração de Termos de Referência, Projetos Básicos e contratos. Neste período, auxiliei a organização de um Plano de Ação Itinerante para inspeções das instalações físicas de todas os quarteis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

Ato seguinte, ainda em 2014, fui transferido para o Gabinete do Comandante Adjunto na função de Ajudante de Ordem. A nova função permitiu o contato com a rotina administrativa, militares e autoridades do alto escalão. Com o desempenho de minhas funções atrelado ao cumprimento dos interstícios fui promovido a 1º Tenente no ano de 2015. Neste ano, ingressei como professor do Curso de Pós – Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UEMA ministrando as disciplinas de Proteção Contra Incêndio e Explosões, Planificação de Desastres e Catástrofes e Atendimento pré-hospitalar perdurando nesta função até o ano de 2019.

Ainda em 2015 ministrei aula para o Instituto Galileo em Imperatriz na Pós – Graduação Engenharia de Segurança do Trabalho, disciplina Proteção Contra Incêndio e Explosões. Em seguida fui aprovado para exercer a função de Tutor do Curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) no perídio de 2016 a 2019, culminado na orientação de três trabalhos de Propostas Tecnológicas. Neste intervalo, especificamente em 2017, fui transferido para Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) assumindo a função de vistoriante, e em 2018, a função de Chefe do Departamento Técnico a qual exerce atualmente.

 Na função de Chefe do Departamento Técnico, até a presente data em conjunto com minha equipe realizamos 736 inspeções em edificações e áreas de risco em todo o território maranhense. Ademais, idealizei e implementei a Operação Casarões no ano e 2018 para identificação dos riscos de desabamento no Centro Histórico de São Luís cadastrando 92 imóveis em situação de vulnerabilidade estrutural, Operação Casas da Cultura (2018-2019) com a identificação dos riscos de desabamentos e incêndios em 36 Casas Culturais maranhenses pertencentes ao Sítio de Alcântara e São Luís e Operação Caça Riscos de Desabamentos em 2021 monitorando edificações cadastradas e identificando novos riscos de desabamentos em 200 edificações seculares, até o momento.

Após a promoção ao Posto de Capitão no ano de 2020 permaneci na função de Chefe do Departamento Técnico realizando além da atividade fim entrevistas, capacitações, seminários, simpósio e lives. Para este panorama, destaco as entrevistas à TV da Assembleia Legislativa, TV Difusora, TV Cidade e Rádio Nacional de Brasília no ano de 2021 sobre a Operação Caça Riscos de Desabamentos e seus resultados. Outrossim, saliento à atribuição de palestrante no I Webnário de Segurança de Barragens do Maranhão promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e I Simpósio Estadual de Redução de Riscos de Desastres realizado pela CEPDECMA. Em síntese, o trabalho desenvolvido subsidia peças técnicas aos órgãos estatais e sociedade civil para tomadas de decisões, em destaque, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Neste contexto decisonal destaco aporte às ações na Concha Acústica de São José de Ribamar; Terminal Rodoviário de São Luís, Terminal de Integração da Praia Grande e COHAMA; Patrimônio histórico de Caxias -MA; Barragens de Vené (Godofredo Viana), Pericumã (Pinheiro), Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) etc.

Contribuição para a AMCLAM

O pleito pela Cadeira nº 27 - Patrono: Tenente Coronel - Antônio Alves GONDIM está fundamentado na observância da relevância que a Academia materializa na abordagem incisiva das temáticas de ciências, cultura e artes, além dos desdobramentos e aplicabilidades multicêntricas na produção do conhecimento em prol da sociedade maranhense. Outrossim, a estrutura ofertada associada as ações já desenvolvidas à credenciam com características peculiares para o desenvolvimento de expertises pautadas na discussão e produção do conhecimento coletivo. Desta forma, este signatário oferta à AMCLAM o diálogo academicista em pesquisas com a produção de artigos e peças técnicas relacionados à identificação do problema público, sua inserção nas agendas institucionais, o debate e identificação de soluções que auxiliem a tomada de decisão assertivas de preservação do patrimônio cultural maranhense e seus desdobramentos significativos. Em síntese, as relações de troca de conhecimentos entre as habilidades do signatário e as diretrizes teórico conceituais desenvolvidas na AMCLAM, de forma singular, além dos fatores citados fomenta qualificação acadêmica atrelada às perspectivas de amadurecimento profissional e melhoria contínua na preservação da cultura e qualidade da prestação do serviço à sociedade.

bottom of page