top of page

ACADÊMICO

Correspondente

CARLOS ALBERTO DA SILVA SANTOS BRAGA

ACADÊMICO CORRESPONDENTE

Cadeira nº 41

Major da Polícia Militar de Minas Gerais, nascido a 6 de dezembro de 1962, na cidade de Bom Despacho - Minas Gerais , é casado com Rosângela Maria Ferreira Silva com quem tem duas filhas: Melissa Mariana Ferreira Silva, Doutora em Engenharia pela Universidade do Porto - Portugal, violinista, sendo missionária da Igreja Católica na cidade de Natal - RN e Clarissa Vitória Ferreira Silva é Advogada na cidade de Unaí - MG onde trabalha com o agronegócio.


Ingressou como aluno do Curso de Formação de Soldados na Polícia Militar de Minas Gerais em 1982, no dia 15 de junho, pouco tempo depois da Guerra das Malvinas. Nos anos de 1983 e 1984 freqüentou o Curso de Formação de Oficiais Período Básico e nos anos de 1985 a 1987 o Período Profissional do Curso de Formação de Oficiais sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 10 de outubro de 1987.


Nos anos de 1989 e 1990 participou do processo de transformação do então Território Federal de Roraima em Estado, onde atuou na formação profissional da Polícia Militar de Roraima.


No ano de 1992 realizou na Universidade Federal de Uberlândia o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Trânsito com parte da formação na Prevention Routiérre em Paris - França, Universidade de Valência na Espanha, no Organismo Para a Segurança do Trânsito em Viena - Áustria e Instituto Federal do Meio-Ambiente em Berlim - Alemanha.


No período de 1993 a 1996, na Academia da Polícia Militar torna-se responsável pelas publicações doutrinárias da PMMG, tendo sido Secretário do Conselho Editorial da Revista “O Alferes”. Manteve intercâmbio com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, primeira Polícia Militar do País a se inserir naquele núcleo de estudos. Foi o interlocutor da PMMG no convênio firmado com a Universidade do Estado de Minas Gerais.
Em 1995 realizou os estudos de Especialização em Segurança Pública, apresentando, em grupo de três oficiais, uma proposta de transformação dos cursos de aperfeiçoamento da PMMG, em Pós-Graduação, o que ocorreu em 1999, retroagindo os seus efeitos ao ano de 1994.


Em 1997 e 1998 trabalhou na Comissão que propôs e após aprovação, transformou os cursos da Polícia Militar de Minas Gerais face à nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


Nos anos de 1998 e 1999, freqüentou o Programa de Mestrado em Administração Pública da Fundação João Pinheiro.


No ano de 2000 respondeu pela Direção Pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Bom Despacho.


Nos anos de 2001 a 2003 participou dos programas de formação em Polícia Comunitária, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da formatação da Matriz Curricular Nacional em Segurança Pública.


No ano de 2004, no dia 27 de agosto , transfere-se a pedido, para a Reserva Remunerada da PMMG, com 41 anos de idade e 22 anos de serviço ativo na Corporação.


No ano de 2005 esteve na Coordenação Pedagógica da Academia de Polícia Integrada do Estado de Roraima, iniciativa do Ministério da Justiça, sendo professor de diversos cursos e mais tarde, naquele mesmo ano, seu vice-diretor. Fazendo parte da Fundação de Educação Superior de Roraima, como membro do Conselho Diretor.


Em 2006, retorna ao Estado de Minas Gerais e assumindo a direção de um estabelecimento prisional, juntamente com o Poder Judiciário e o Ministério Público, desenvolve um Projeto de Polícia Comunitária, onde os sentenciados passam a trabalhar na reconstrução paisagísticas das praças da cidade de Carmo do Paranaíba.


Novamente retorna ao Estado de Roraima em fins de 2006 até junho de 2008, como Superintendente da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, Superintendente Municipal de Trânsito de Boa Vista, Assessor de Inteligência da Prefeitura de Boa Vista, Presidente da JARI de Boa Vista e membro do Conselho Estadual de Trânsito de Roraima.


Ao retornar às Minas Gerais, no ano de 2008, dedica-se aos serviços voluntários e religiosos até o ano de 2015, quando recebe autorização de residência em Portugal.


Residindo em Portugal de Fevereiro de 2016 a Outubro de 2022, dedica-se à produção literária e validações iconográficas, com vasto acervo sobre imagens de interesse da história do Estado de Minas Gerais e do Brasil.


Retornou ao Brasil, de forma definitiva em 04 de outubro de 2022.

bottom of page