top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-10.png
Cadeira nº 10

Nascimento: 26 de julho de 1938, no povoado Barro Branco, município de Buriti (MA).

Cursou primário na Escola Reunida Municipal.

Prestou o exame de admissão ao ginásio, no Ateneu Teixeira Mendes, em São Luís, Capital do Estado, concluindo-o no Colégio Marista.

Mudou-se para Fortaleza (CE), onde veio a cursar Contabilidade, no Colégio Rui Barbosa. Também naquela cidade serviu o Exército, fazendo o Curso Preparatório para Oficial da Reserva (CPOR).

Prestou vestibular para Direito na Universidade Federal daquele Estado em 1958, ali cursando o primeiro ano do dito curso.

Voltou ao Maranhão, em 1959, onde concluiu o curso de bacharelado em Direito em 1962 na Faculdade de Direito de São Luís.

Ingressou na Polícia Militar do Maranhão, como oficial, onde permaneceu até a conclusão do curso de Direito.

Ingressou, por concurso público, no Ministério Público do Maranhão, aposentando-se em 1986 como Procurador de Justiça, depois de exercer o cargo de Corregedor Geral do Ministério Público, tendo sido Promotor de Justiça em diversas Comarcas no interior do Estado.

Exerceu o cargo de Delegado de Polícia em diversas Delegacias de Polícia de São Luís além de outros cargos no sistema de segurança, inclusive o de Secretário de Estado da Segurança Pública, cargo esse que ocupou por duas vezes de 1980 a 1983 e em 2016.

Exerceu, também, os cargos de presidente da Superintendência de Urbanismo da Capital (SURCAP).

Presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Maranhense de Futebol.

Foi Vice-Presidente e Presidente da Federação Maranhense de Futebol.

Foi vereador no Município de Chapadinha.

Presidiu a Associação do Ministério Público do Maranhão, por três mandatos.

Na Maçonaria, foi Grão Mestre, por quatro mandatos, do Grande Oriente Autônomo do Maranhão (GOAM) e presidiu, por dois mandatos, a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB).

Presidente por três mandatos consecutivos, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Maranhão, exerceu, por quatro mandatos, o cargo de Conselheiro Federal, representando o Estado do Maranhão.

A partir de 1986, aposentado do Ministério Público, reiniciou suas atividades profissionais, como advogado, no Escritório Raimundo Marques Advocacia e Consultoria.

Exerceu o cargo de Procurador Geral do Estado do Maranhão no ano de 2005.

 

Livros:

- “Pela Ordem, Peço a Palavra” (1999);

- “Do Riacho ao Mar” 1ª Edição (2008) e 2ª Edição em 2012.

bottom of page