top of page

“Casa do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão”

ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS

E ARTES MILITARES

DISCURSO DO PRESIDENTE DA ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES PELO 1º ANIVERSÁRIO EM 31/05/2019.

Desejamos saudar, a cada um e a todos, com um “boa noite”, alegre, fraterna e com muita satisfação.

 

Gostaria de saudar aos Acadêmicos da AMCLAM:

1) Desembargador federal ALBERTO JOSÉ TAVARES VIEIRA DA SILVA – pesquisador, escritor e cientista social;

2) Professor universitário JOSÉ OLÍMPIO DA SILVA CASTRO – pesquisador;

3) Coronel FRANCISCO SOUSA – pesquisador, escritor e compositor;

4) Major ANTÔNIO ROBERTO DO SANTOS JÚNIOR – pesquisador e cientista social;

5) Coronel JORGE ALLEN GUERRA LUONGO – pesquisador;

6) Procurador de Justiça RAIMUNDO FERREIRA MARQUES – escritor;

7) Padre RAIMUNDO GOMES MEIRELES – pesquisador e escritor;

8) Funcionário Público Federal PEDRO IVO DE CARVALHO VIANA – poeta;

9) Tenente Coronel SEBASTIÃO BISPO LOPES – pesquisador e escritor;

10) Promotor de Justiça CLÉSIO DA GAMA MUNIZ – pesquisador;

11) Coronel RAIMUNDO DE JESUS SILVA – pesquisador e escritor;

12) Sargento GILMAR VALE FRAZÃO – desenhista, artista plástico, letrista, caricaturista, escultor, cenógrafo, aderecista e outras habilidades;

13) Capitão MANOEL LOBATO OLIVEIRA – artista plástico;

14) Capitão AFONSO CELSO NASCIMENTO – artista plástico;

15) Tenente Coronel CARLOS FRANK PINHEIRO DE OLIVEIRA – pesquisador e cientista social;

16) Sargento EBNILSON COSTA CARVALHO – escritor, compositor e músico;

17) Professor universitário LAÉRCIO MARQUES DO NASCIMENTO FILHO – pesquisador;

18) Tenente Coronel JAMES RIBEIRO DA SILVA – pesquisador;

19) Subtenente FRANCISCO RODRIGUES – músico e compositor; 20) Delegado de Polícia MÁRCIO HENRIQUE TEIXEIRA ARAÚJO – pesquisador. • Bem como aos nossos Acadêmicos e Acadêmica ausentes, por motivo de força maior:

1) Coronel WILMAR MACIEL MENDES – escritor;

2) Professor universitário FRANCISCO MARIALVA MONT’ALVERNE FROTA – pesquisador e escritor;

3) Major WERMESON PINHEIRO BARBOSA – pesquisador; 4) Juiz de direito FUAD ALEXANDRE AMATE – escritor;

5) Professora Universitária VERA LÚCIA BEZERRA SANTOS – pesquisadora. * Nossos Acadêmicos eleitos e que ainda tomarão posse:

2 1) Promotor de Justiça PAULO SILVESTRE AVELAR SILVA – escritor;

2) Advogado JADSON PASSINHO GONÇALVES – pesquisador;

3) Procurador de Justiça TEODORO PERES NETO – pesquisador e escritor;

Diletos integrantes da mesa de honra:

Sra. Maura Jorge (Deputada do PSL); CMG Márcio Ramalho Dutra e Mello (Capitão dos Portos do MA); Srª Jucey Santana (Secretária da FALMA); Sr. Antônio Noberto (Presidente da Academia Ludovicense de Letras); Sra. Eva Rufino Castro (Presidenta da Associação Rotária); TC PMMA Walace Gleydison Amorim de Sousa (Cmt da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias); Maj ExB Luiz Magno (representante do Cmdo do 14º BIS) Distintas autoridades já nominadas pelo cerimonial que muito nos honram com as suas presenças; Meus familiares presentes (pai, mãe, esposa, sogros, filhos, cunhados), os vossos apoios, me estimulam e me fazem vencer as adversidades. À todos, lhes reverencio com a minha sincera alegria em recebe-los, nesta noite e neste maravilhoso lugar – o Panette Buffet, agradecendo aos seus proprietários PEDRO ROBSON E SUA FAMÍLIA que também tornaram possível este momento, para juntos celebrarmos o 1º ANIVERSÁRIO DA CASA DO BRIGADEIRO FALCÃO onde estamos resgatando os feitos de nossa querida Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, em tão breve tempo de existência.

Era o mês de maio do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2018 quando a figura do glorioso Brigadeiro Feliciano Antonio Falcão, passou a permear a minha mente, despertando um sonho acalentado há quase quatro décadas – a formação de um sodalício cultural que integrasse hábeis policiais e bombeiros militares estaduais nas ciências, letras e artes. Destarte, passei a contatar com aqueles com quem convivi profissionalmente quase 35 anos.

Não foi uma tarefa fácil, pois, em princípio alguns me receberam com desconfiança e deixavam a transparecer que aquilo não passava de uma elucubração da minha cabeça; alguns justificavam logo que em razão de seus afazeres não podiam se comprometer, outros talvez nem entenderam o real significado de uma “Academia de Ciências, Letras e Artes”, outros simplesmente não acreditavam que era possível, mas, de tantos convidados, cerca de 50 apenas 15 sinalizaram positivamente.

Isso não me esmoreceu, contrariamente, foi o combustível que necessitava para seguir em frente. Então veio à minha mente outra ideia maravilhosa, convidar personalidades que ao longo de algumas décadas continuavam a manter relações profícuas com as instituições Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, nesse universo tivemos a felicidade de 10 civis aquiescerem ao nosso convite e nos permitir desfrutar de suas honrosas convivências.

Reuniões, troca de mensagens via E-mail, via WhatsApp, contatos telefônicos, foram sendo dinamizados e dando forma ao Sodalício; No dia 05 de junho de 2018, no auditório do Comando Geral da PMMA, com a presença de 22 Acadêmicos fundamos a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, aclamamos a Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, 3 escolhemos o seu patrono maior, escolhemos o seu brasão e logo no dia 20 do mesmo mês, a AMCLAM foi instalada no salão de eventos do grêmio Lítero recreativo Português, onde 24 confrades tomaram posse solene, na presença de autoridades e da sociedade maranhense.

A partir daí um forte trabalho desenvolvido foi reforçando a Academia do Brigadeiro Falcão, registros, personalidade jurídica, publicação de seu estatuto no Diário Oficial do Estado (DOE), filiação como sócio da Associação dos Escritores Independentes (AMEI), CNPJ, Alvará de Funcionamento da Prefeitura de São Luís, criação de seu Colar Acadêmico e legalização através de portaria publicada no DOE, publicação de seu Regimento Interno, Assembleias Gerais Extraordinárias trimestrais entre seus acadêmicos para ajustes, expedição de certificados como membros, carteiras de identificação, termos de posses para todos os Acadêmicos Efetivos e Perpétuos, pagamento e regularização de tributos municipais, estaduais e federais, recebimento em doações das obras: desenhos do brasão, do Brigadeiro Falcão, do Colar Acadêmico e nesta oportunidade, do busto do Brigadeiro Falcão, todos realizados por esse artista excepcional, nosso Acadêmico Gilmar Vale Frazão, Sargento da nossa briosa Polícia Militar do Maranhão (a quem solicito uma calorosa salva de palmas) e da letra e música com as suas respectivas partituras do Hino da AMCLAM, letra e música deste magistral maestro, nosso Acadêmico Francisco Rodrigues, Subtenente também da nossa querida Polícia Militar do Maranhão (a quem solicito também uma calorosa salva de palmas), recentemente, no último dia 29 recebemos a certificação como membro da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA).

As nossas conquistas não param por ai: estamos a vista de assinar Protocolo de Intenções com as Universidades Federal e Estadual do Maranhão (pendente apenas de agenda), a fim de publicar as obras de nossos acadêmicos; fomos convidados para integrar a Academia de Letras Militares do Brasil (ALMEBRAS) com sede em Brasília, onde 04 (quatro) Acadêmicos da AMCLAM tomarão posse no próximo mês de setembro, nesta oportunidade aproveito para anunciar que conforme votação democrática realizada entre os nossos Acadêmicos, atendendo às exigências estatutárias da ALMEBRAS, foram indicados: este presidente, os Acadêmicos Raimundo de Jesus Silva e Wilmar Maciel Mendes como membros efetivos e o Tenente Coronel James Ribeiro da Silva como membro correspondente. Vamos desenvolver o melhor de nossos esforços para atender aos convites já formulados por Sodalícios de Israel, Estados Unidos e Marrocos, realizando viagens de intercâmbios no ano de 2020 para visitas a esses países.

Gostaríamos de agradecer ao Vereador de São Luís, Cezar Bombeiro por ter nos propiciado a alegria de participar de uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Luís no último dia 14 deste mês e de igual sorte por receber deste o compromisso de dar entrada nos documentos exigidos pelo referido Parlamento para a viabilização dos título de Utilidade Pública. Também já está apalavrado com parlamentares estaduais e federais, neste próximo mês de junho, também a entrada da documentação para os títulos de Utilidade Pública através de Lei na Assembleia Legislativa do Maranhão e Câmara de Deputados. 4 Uma notícia recebida hoje nos deixa profundamente exultante de alegria, por intermédio do Cel Silvio Carlos Leite de Mesquita, Secretário Chefe do Gabinete Militar do Governador, nos comunicou no dia de hoje que 02 (duas) salas, serão colocadas à disposição para “instalação temporária” da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, na Praça Odorico Mendes no centro da cidade.

Já a partir de amanhã estaremos nos dedicando a apresentação de um projeto contemplado pela Lei Ruanet, com edição de obras deste presidente, do Acadêmico Wilmar Maciel Mendes, do acadêmico José Olímpio da Silva Castro, do Acadêmico Raimundo Ferreira Marques, do Acadêmico Pedro Ivo de Carvalho Viana, do Acadêmico Raimundo de Jesus Silva e uma Exposição de Pinturas em tela dos Acadêmicos Gilmar Vale Frazão, Manoel Lobato Oliveira e da consorte do nosso Acadêmico Clésio da Gama Muniz, a Sra. Sonia Rosita Costa Muniz, a quem neste momento fazemos o convite para se juntar aos nossos Acadêmicos referenciados. Finalizo agradecendo mais uma vez a todos que direta ou indiretamente fazem parte desta conquista e em particular meus heróis – meus pais José de Ribamar Moreira e Isabel Furtado Moreira, a minha esposa Fabiane dos Santos Santana Moreira companheira de todos os momentos – bons e adversos – sempre confiando no nosso Ser Supremo e pedindo os seus direcionamentos e às suas bênçãos e aos meus queridos filhotes aqui representados por Carla Walessa Coêlho Moreira, Carlo Anderson Coêlho Moreira, Camila Silva França Moreira, Yuri Barreiros Moreira e Carlos Augusto Furtado Moreira Filho que me orgulham por suas existências. Esses resultados e essas conquistas não são só nossos e sim, de toda a sociedade maranhense. Muito obrigado

bottom of page