top of page

“Casa do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão”

ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS

E ARTES MILITARES

DISCURSO DO PRESIDENTE DA AMCLAM NA SESSÃO SOLENE DO DIA 15/05/2019 NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Senhoras e senhores, boa tarde!

Registro meus cumprimentos à mesa de honra aos integrada pelo Vereador Honorato Fernandes, Presidente; Vereador Cezar Bombeiro, autor do requerimento e servindo de secretário; Raimundo Nonato Silva Júnior (Nonato Chocolate), Secretário Municipal Extraordinário de Relações Parlamentares, representando o Prefeito Municipal de São Luís (Edivaldo Holanda Braga Júnior); 2º Ten ExB Joseane Moreira, Chefe da Enfermagem do 24º BIS, representando o Comandante do 24º BIS (Ten Cel ExB Sousa Filho); Pedro Robson Holanda da Costa, 1º Secretário da FIEMA; Teodoro de Jesus Diniz Moraes, Ex-Comandante Geral da PMMA; José Augusto Silva Oliveira, Presidente do IHGM; Antônio Noberto, Presidente da ALL.

Cumprimento as digníssimas autoridades presentes que se predispuseram a nos prestigiar comparecendo à esta Sessão Solene, suas presenças nos enchem de orgulho e intensa satisfação.

 

Cumprimento aos meus diletos e ilustres confrades: Jesus, Pedro Ivo, Lopes, Frazão (o maior artista que conheço, autor do brasão, do rosto do Brigadeiro Falcão e que prepara o busto do mesmo para a Solenidade de Aniversário da AMCLAM), Frank, Rodrigues (Autor do Hino da AMCLAM), Márcio, Maciel, Ebnilson da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, com estes formamos uma família – a Família AMCLAM e assim nos regozijamos cotidianamente, acessando suas habilidades, suas performances e suas vitórias. De igual sorte, cumprimentamos aos nobres confrades de outros Sodalícios aqui presentes.

Em nome de minha esposa, Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira, cumprimento as consortes dos nossos confrades, todas as mulheres presentes. Em nome de minha irmã Yd-Olanda, meu cunhado Marcos Marques e de minha filha Camila, cumprimento meus familiares aqui presentes.

 

Início as minhas palavras exercitando o dom da gratidão, pois como eternizou Bárbara Coré (uma blogueira brasileira): “Agradecer a Deus depois que Ele responde a uma oração, é GRATIDÃO.

Agradecer a Ele antecipadamente, é FÉ...” Assim, quando oramos para que a AMCLAM recebesse o reconhecimento público e aqui materializada através dos lidmos representantes do povo Ludovicense – suas ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES - AMCLAM “Casa do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão” Fundada em 31/05/2018 - Personalidade Jurídica em 16/08/2018 - Estatuto publicado no DOE nº 159 de 23/08/2018, Regimento Interno publicado no DOE nº 083 de 06/05/2019 CNPJ 31.865.234/0001-25 excelências, os edis, só podemos agradecer a esse Deus maravilhoso e único, porque sempre nutrimos a fé, a qual move montanhas.

A mesma Bárbara Coré, vaticinou ainda: “Mesmo que nossos projetos e sonhos sejam cortados no tronco, quando Deus tem um propósito em nossas vidas, nós continuamos a dar frutos. Nunca esmoreça, nunca desista, sempre acredite que pode, que consegue, que vencerá! E é nesse espírito de gratidão que do interior do meu ser, agradeço ao nobre Vereador Cezar Bombeiro e seus diletos pares, que aprovaram por unanimidade a indicação deste edil que vem se destacando pela gama de serviços que vem oferecendo à cidade de São Luís e em particular aos bairros que compõe a área territorial em que nasceu e vive até os dias atuais – o bairro da Liberdade.

A distinção em homenagear “A Casa do Brigadeiro Falcão” – A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes, demonstra sensibilidade para que com os militares e civis que compõem nosso sodalício, vez que observam nestes, propósitos de estudos, pesquisas, desenvolvimento de atividades nas áreas das ciências sociais, letras e artes, para contribuir com a construção de uma sociedade fraterna e igualitária.

Permitam-me dividir com vocês os avanços que a AMCLAM tem experimentado desde a sua criação em 31/05/2018: - Legalização em todos os órgãos públicos estatais: em nível federal, estadual e municipal, estando em dias com todos os seus impostos; - Associou-se a Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI), entidade esta que vem criando alternativas para fortalecer as entidades e sodalícios culturais maranhenses; - Produção e difusão de conhecimentos, em face do alto nível de seus integrantes: doutores, mestres, especialistas e graduados acadêmicos (através de palestras, ciclo de debates, projetos experimentais, exposições etc.); - Presença constante de seus Acadêmicos, representando a entidade em solenidades, atividades acadêmicas, em São Luís e outros Estados. Tanto que a AMCLAM já foi convidada para intercambiar experiências com Israel, Estados Unidos e Marrocos; - Convidada para integrar a Academia de Letras Militares do Brasil (ALMEBRAS), sediada em Brasília (DF), com três assentos; - Integrou-se a Federação das Academias de Letras do Maranhão, estando por receber nos próximos dias a sua certificação; - Está em vias de assinar Protocolo de Intenções com as Universidades Federal e Estadual do Maranhão, para desenvolvimento em conjunto de atividades acadêmicas e impressão das obras de seus Acadêmicos.

Para uma jovem Academia, as vitórias são tantas que nos estimulam a caminhar firmemente e cada vez mais no solo fértil da cultura e das artes maranhenses. Assim finalizo, agradecendo do fundo do meu coração, os meus nobres confrades, por terem acreditado em nossa ideia, transformada em projeto e que vem se solidificando a cada dia. Senhoras e Senhores “O encanto da vida depende unicamente de boas amizades que cultivamos! Só Deus dá a vida, mas você pode dar aos outros, a alegria de viver”. Uma excelente tarde a todos nós, muito obrigado. São Luís, 15 de maio de 2019. Carlos Augusto Furtado Moreira Presidente da AMCLAM 203/2019

bottom of page