ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-21.png
Cadeira nº 21

Conhecido como Ebnilson do Blog por ter um website na área da segurança pública que leva seu nome, nasceu em 17 de fevereiro de 1975, na cidade de Imperatriz/MA, é um policial militar do Maranhão, um dos líderes do movimento grevista da PM/BM em 2011.

Na cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão, no dia 17 de fevereiro de 1975, por volta das 9h30, na rua Pernambuco, na casa de Seu Lucena, um velho sucanzeiro amigo de seu pai Edmilson Santos Carvalho, nasceu, sob as benções de Deus e de sua mãe, Berenice Costa Carvalho.

 

Educação

 

Ensino Fundamental: Estudou o ensino fundamental I, 1º ao 4º ano, antigo primário, no Colégio Evangélico Costa Carvalho, de propriedade de seus pais entre os anos de 1982 a 1987. Em 1988, ingressou no ensino fundamental II, 5º ao 9º ano, iniciando no Colégio Dorgival Pinheiro de Sousa, um dos melhores colégios municipais da época; no ano seguinte, estudou no Colégio Machado de Assis o 6º ano, entre os anos de 1990 e 1991 e nos anos finais do fundamental II estudou no colégio Adventista de Imperatriz cursando o 7º e 8º ano.

 

Ensino Médio: O ensino médio foi realizado entre os anos de 1992 a 1994, no colégio Amaral Raposo, atualmente extinto.

 

Ensino Superior: Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA no ano de 2005, especialista em Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas educativas pela Faculdade Adelmar Rosado, FAR no ano de 2009, bacharelou-se em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís no ano de 2017, atualmente é bacharelando em Teologia protestante pela UNINTER.

 

Vida Militar

 

No ano de 1993, alistou-se para o exército brasileiro, porém não foi convocado por excesso de contingente. A frustração deu lugar a realização de um sonho, quando no ano de 1998 ingressou através de concurso público como soldado na Polícia Militar do Tocantins, onde permaneceu até o ano 2000.

Em 2001, submeteu-se novamente a concurso público e incorporou como soldado na Polícia Militar do Maranhão, onde realizou o CFSD (Curso de Formação de Soldado) no 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) na cidade de Imperatriz.

No ano de 2009, foi promovido a cabo PM; em 2012, sua promoção a 3º Sargento; em 2016, foi promovido a 2º Sargento da Polícia Militar do Maranhão cujo cargo ocupa atualmente.

No ano de 2000, ingressou no curso de história da UEMA, no qual entrou em contato com as teorias marxistas que o influenciaram para uma ideologia esquerdista. Participou do CAH (Centro Acadêmico de História) e do DCE (Diretório Central dos Estudantes) onde militou na universidade pelas lutas classistas que mais tarde lhe incentivaria a mudar o foco das lutas sociais para as lutas dos militares estaduais.

Na caserna, lutou pelos direitos e melhorias da categoria na ARCSPMIA (Associação de Cabos e Soldados de Imperatriz), candidatou-se a presidente, porém foi derrotado pelo presidente que concorria à reeleição.

No ano de 2005, sofre uma das maiores perdas de sua vida, o seu pai Edmilson Carvalho, morre vítima de um AVC. Com a morte do pai, transfere-se para São Luís para a Banda de Música da Polícia Militar.

No ano de 2010, ingressa no Colégio Militar Tiradentes da PMMA como professor de História, contudo é no mesmo ano que crioa o Blog do Ebnilson, e começou fazer denúncias das mazelas da Corporação.

Com um espírito aguerrido começa a desafiar na escrita as autoridades militares, resultando em perseguições e punições disciplinares. Sua estadia no colégio militar durou por pouco tempo, onde foi transferido para o 9º BPM, por motivos políticos, pois nessa época o movimento militar ganharia mais força e o blog surgia como veículo de divulgação das ideias e do movimento militar.

Em 2011, ingressa de cabeça no movimento dos policiais e bombeiros militares, utilizando o seu website como principal veículo de divulgação do movimento militar. No dia 27 de novembro de 2011, junto com oficiais e praças deflagram o maior movimento militar na história da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão, a greve da PM/BM. A greve da PM/BM demarcou um momento histórico na vida dos policiais e bombeiros militares.

Em 2012, sofreria todos os revezes de sua luta classista, denunciado pelo comando da Polícia Militar na época, como crime militar, Ebnilson respondeu internamente diversos inquéritos policiais militares e processos administrativos, resultando em prisões e no cumprimento das penas no presídio da Polícia Militar.

Em 2013, conclui o curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, recebendo o bacharelado em Direito no ano de 2017. Atualmente é acadêmico de do bacharelado em Teologia pela UNINTER.

 

Obras:

 

É editor de duas revistas de caráter militar: Bombeiros em Revista e Segurança em Ação, ambas com edição única.

 

Vida acadêmica:

 

Participou do grupo da professora Doutora Regina Farias fazendo pesquisa no Aparatos de Policiamento do século XIX.

Atualmente faz pesquisa na área do direito, direcionado para execução.