ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-23.png
Cadeira nº 23

É Tenente-Coronel da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP) e Administração Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É graduado em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão.

 

Início de vida e educação

 

Nasceu em 12 de abril de 1972, em Campo Novo, povoado de Primeira Cruz - MA, filho de Raimundo Nonato Silva e Ana Maria Ribeiro Silva. Seu pai é pescador e sua mãe dona de casa. É o quarto filho da família de 12 irmãos.

Durante seus primeiros 12 anos de vida viveu com a família em Campo Novo, onde iniciou os estudos na escola municipal que homenageia o seu avô Odorico Fonseca Silva. Em 1985, aos 13 anos mudou-se para Primeira Cruz para dar continuidade aos estudos, onde cursou a 5ª e 6ª séries na Escola Cenecista Lucelene Carneiro e no ano seguinte, a 7ª série na Unidade Integrada Leôncio Rodrigues. Em 1988 foi morar na capital para continuar os estudos, cursando a 8ª série no Colégio Luís Domingues e de 1989 a 1991 cursou o técnico em contabilidade no Centro de Ensino de 2º Grau “Almirante Tamandaré”.

Casou-se com Izele Costa Ferreira Ribeiro, oficial da reserva da Marinha do Brasil. O casal tem dois filhos, Samuel James Ferreira Ribeiro (10 anos) e Sofia Ferreira Ribeiro (4 anos) e reside em São Luís.

 

Carreira Militar

 

Iniciou sua carreira militar em de 1993, como soldado da Polícia Militar do Maranhão. Em 1995, ingressou na Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” do Estado do Maranhão, no quadro de combatentes, tendo sido declarado aspirante-a-oficial em 1997, e designado para exercer suas atividades na 5ª Companhia de Polícia Militar em Açailândia – MA onde permaneceu até 2001 quando foi transferido para a capital do estado para exercer suas atividades na Diretoria de Apoio Logístico. Em 2007, já como capitão foi designado para o exercício da função assistente do Subcomandante geral da Polícia Militar, permanecendo nessa função até 2009, período em que fora realizar o curso de aperfeiçoamento de oficiais na cidade de Natal – RN. Em 2010 exerceu as funções de Supervisor de Projetos na Secretaria de Segurança Pública do Estado Maranhão, sendo promovido em 2012 ao posto de Major PM, e ficou nesse órgão até o ano de 2015. Em 2016, exerceu novamente as funções de Assistente do então Subcomandante da Polícia Militar, Cel PM Jorge Allen Guerra Luongo, promovido ao posto de Tenente-Coronel em 2017 permaneceu na função até março de 2018, quando foi designado para exercer a função de Assistente do Cel PM Luongo, atual Comandante-Geral da Corporação.

 

Honrarias

 

Na Polícia Militar recebeu as seguintes honrarias:

- Medalha Brigadeiro Falcão (maior comenda da Polícia Militar do Maranhão);

- Medalha de Tempo de Serviço – 10 anos;

- Medalha de Tempo de Serviço – 20 anos;

- Medalha de Mérito Operacional;

- Recebeu ainda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão a Medalha Alferes de Moraes Santos (maior comenda).

 

Publicações militares

 

É organizador da Legislação Básica da Polícia Militar do Maranhão, 6ª Edição, Editora Segraf, 2014 e coautor do livro Polícia Militar do Maranhão: Apontamentos para sua história, Editora Segraf.