top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-08.png
Cadeira nº 08

Nascimento:

Na cidade do Rio de Janeiro/RJ, no dia 13 de outubro de 1969, filho de Jorge Tibiriçá Luongo e Selma Luongo. Filho de militar do Exército Brasileiro, estudou em diversas escolas militares do Brasil na infância e adolescência. Residiu na cidade de Brasília, onde cursou a graduação em Administração.

É casado com Célia Zebina Ferreira Luongo e pai de Gabriela Ferreira Luongo e Jorge Allen Guerra Luongo Filho.

 

Polícia Militar do Maranhão

No início da década de 90, passou a residir na Cidade de São Luís, período em que obteve a aprovação no concurso público para a Polícia Federal, sendo também aprovado no Curso de Formação de Oficiais da PMMA, decorrente de convênio celebrado entre a Corporação e a Universidade Estadual do Maranhão, ingressando na 1ª Turma de Cadetes da Academia de Polícia Militar no ano de 1993. Em 1995, sagrou-se primeiro colocado no referido curso, sendo declarado Aspirante a Oficial PM.

Trilhou sua carreira na Polícia Militar servindo inicialmente no Batalhão de Trânsito. Atuou em diversas Unidades Policiais Militares (UPM), coordenando a gênesis do Centro de Informática e Sistemas da PMMA.

Compôs a equipe de implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança e do Sistema de Videomonitoramento da região metropolitana, dentre outros projetos importantes para a Instituição.

Como Oficial Superior, foi Subcomandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias e Comandante da Companhia de Polícia Militar de Turismo Independente onde, no ano de 2012, coordenou a operação de policiamento em comemoração aos 400 anos da Cidade de São Luís.

Além disso, coordenou o projeto das Unidades de Segurança Comunitárias (USC’s) e, no ano de 2015, foi diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança, obtendo a promoção ao Posto de Coronel QOPM.

Foi Subcomandante Geral da Polícia Militar durante os anos de 2016 e 2017.

Assumiu o Comando Geral da PMMA no dia 28 de março de 2018, ano em que a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias completou seus 25 anos, sendo o primeiro Comandante Geral formado na referida academia militar maranhense.

Recebeu diversas condecorações militares em reconhecimento por sua trajetória profissional, dentre elas:

- Condecorações: Medalha Brigadeiro Falcão (Polícia Militar do Maranhão); - Medalha de Tempo de Serviço – 10 anos (Polícia Militar do Maranhão); - Medalha de Tempo de Serviço – 20 anos (Polícia Militar do Maranhão); - Medalha de Mérito Operacional (Polícia Militar do Maranhão); - Medalha de Mérito Intelectual “Gonçalves Dias” (Polícia Militar do Maranhão); - Medalha Alferes de Moraes Santos (Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão); - Medalha do Mérito Militar (Polícia Militar do Piauí); - Insígnia do Mérito Militar (Polícia Militar do Mato Grosso do Sul); - Medalha “Barão de Caxias” (Exército Brasileiro), através do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.

Além de bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduado em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (UEMA), assim como é especialista em Ciências Jurídicas, pela Universidade Cruzeiro do Sul.

bottom of page