top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO(A)

cadeira-27.png

JOSÉ MARIA

HONÓRIO DE CARVALHO FILHO

 

Cadeira nº 28

Nascido em: São Luis/MA. 01 de setembro de 1967.

 

Infância

Filho de José Maria Honório de Carvalho e de Maria do Carmo Almeida de Carvalho, família simples, compartilhou uma infância humilde com seus 04 irmãos, Jorge Almeida de Carvalho, Maria da Conceição Almeida de Carvalho, Célia Almeida de Carvalho e Cacilda Almeida de Carvalho.

Durante sua infância, tem na lembrança as repetidas vezes que se deslocava a pé algumas horas para chegar no Colégio Instituto Farina, no bairro Felipinho, escola administrada pelas freiras, que às vezes tinha que ficar alguns minutos no cantinho da oração, para se arrepender das travessuras de uma criança levada e brincalhona, lições diárias que serviram para a sua formação, de um homem justo e honesto.

           

Adolescência

Estudou na Escola Modelo, centro da cidade, continuando assim a sua caminhada a pé, descia do transporte ainda distante da escola, pois só tinha uma passagem, completava a outra caminhando, mas nada que o desanimasse de participar das aulas. No ano de 1985, ingressou na Escola Técnica Federal do Maranhão, concluindo o Curso Técnico de Eletromecânica no ano 1987, iniciando suas atividades profissionais na iniciativa privada: TERCI ENGENHARIA, REMOEL ENGENHARIA E COMERCIO REPRESENTAÇÕES DUCOL ENGENHARIA.

 

Formação acadêmica

Com 23 anos de idade ingressou no Ensino superior na Academia de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Curso de Formação de Oficiais – CFO, conclusão em 1993. No ano de 1997, concluiu a Pós-graduação na Universidade Estadual do Maranhão, Curso de Especialização em Metodologia do Ensino do 3º Grau. No ano de 2001, concluiu o Curso de Especialização em Gestão de Trânsito e dos Transportes no Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico SEST/SENAT-São Luís/MA; no ano de 2003, concluiu o Curso de Pós-graduação em Defesa Social e Cidadania no Instituto Estadual de Segurança Pública na cidade de Belém-PA.

 

Promoções na Polícia Militar do Maranhão

Iniciou em 01 de fevereiro de 1991, declarado Aspirante Oficial PM em 01/12/1993; promovido a 2º Tenente PM , em 21/08/1994; promovido a 1º Tenente PM em 21/08/1996; promovido a Capitão PM em 23/08/1999; promovido a Major PM em 25/12/2003; promovido a Ten Cel PM em 10/04/2015; promovido a Coronel PM em 10/04/2017.

 

Atividades profissionais

3º Batalhão de Polícia Militar – Imperatriz/MA; Companhia de Polícia de Choque Independente (CPCHQIND); Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD); Diretoria de Ensino (DE) ; Sub Chefia do Estado Maior Geral e; Comandante de Unidade: Comandante da 10ª Companhia Independente – Pedreiras - MA; Comandante da 12ª Companhia Independente – Zé Doca – MA; Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar – São Luís - MA; Comandante do Comando do

 

 

Policiamento Metropolitano 3 – São Luis - MA e, na função atual, Comandante do Batalhão de Turismo, o qual possui sob sua responsabilidade, áreas turísticas, tanto de São Luís – MA, como, também, o município de Barreirinhas – MA.

 

Cursos:

Curso de Salvamento em Altura, Curso de Pará - quedismo ASL com velames regulares ambos realizado na Polícia Militar do Estado de São Paulo/SP; Curso de Polícia Interativa, na Polícia Militar do Estado do Espirito Santos; I Jornada Jurídica Maranhense- Auditoria Militar; Curso de Tiro Policial I- Polícia Militar do Estado de Alagoas; Curso de Direitos Humanos- Polícia Militar do Estado de Alagoas; Seminário de Alinhamento Estratégico Sobre o Código de Transito Brasileiro- Departamento Estadual de Transito do Maranhão; Curso de Formação de Agentes de Direitos Humanos-Departamento de Polícia Federal/Ministério da Justiça/SEDH; Curso de Gestão de Pessoas-Escola de Governo do Maranhão; Curso Nacional de Polícia Comunitária-São Paulo/SP; Seminário São Paulo sem medo 2-Instituto São Paulo contra a Violência/SP; I Encontro Nacional de Polícia Comunitária - Ministério da Justiça-Secretaria Nacional de Segurança - Brasília - DF; Curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi - São Paulo/SP; Curso de Força Tática para Comandantes de UPM-São Luis/MA; Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária-Fortaleza-CE.

 

- A Avaliação do Corpo Docente da Academia de Polícia Militar do Maranhão: Uma Necessidade – Monografia do Curso de Especialização em Metodologia do ensino de Terceiro Grau (CEMEG) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 1999;s do Direito Fundamental dos Cidadãos: Ação Militar ante a Liberdade de Locomoção do Cidadão.

- Polícia Comunitária – Universidade Estadual do Maranhão (có - participante da Supervisão Pedagógica e da disciplina Gestão Comunitária, em 2001.

 

- Medalha Brigadeiro Falcão, maior comenda da PMMA;

- Medalha Mérito Operacional;

- Medalha por Tempo de Serviço (10 e 20 anos);

- Título de Cidadão Pedreirense;

- Medalha da Assembleia Legislativa “Manoel Beckman”;

- Medalha da Câmara Municipal de São Luis – MA, “Mérito Simão Estácio de Sá”.  

bottom of page