top of page

“Casa do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão”

ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS

E ARTES MILITARES

MEMÓRIAS HISTÓRICAS DOS TRABALHOS PRELIMINARES PARA A INSTALAÇÃO DA AMCLAM - PRIMEIRO SECRETÁRIO DA AMCLAM – PROFESSOR JOSÉ OLÍMPIO DA SILVA CASTRO, EM 20 DE MAIO DE 2018

Durante a nossa existência, vivenciamos e/ou chegam ao nosso conhecimento fatos e cenas importantes que marcam momentos e às vezes épocas; mas que ficam para trás e às vezes se perdem no tempo. Nem sempre há os devidos resgates desses momentos preciosos e que por vicissitudes variadas, acabam caindo no esquecimento. Nesse contexto, pessoas, seus feitos e suas habilidades, em contextos pessoais e institucionais marcam relações de vida e de trabalho, e, por falta de oportunidades são fadadas ao esquecimento. Assim, um olhar para o passado, permite-nos entender o que somos e a marca que deixaremos para as gerações futuras, num processo de imortalidade pessoal e de sua produção.

Estes foram os vieses que surgiram ao longo das mais de três décadas na mente do idealizador desta Academia, o Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, garimpando habilidades, passou a selecionar policiais e bombeiros militares nas letras e nas artes, ampliando diálogos incorporou os cientistas sociais e logo a seguir nas mesmas habilidades, personalidades que mantém com as instituições laços fraternos de amizades e de relevantes serviços prestados, perpassando estreitos contatos com os integrantes e as gestões institucionais.

Um trabalho silencioso de coleta de informações, registro e catalogação histórica, comum àqueles que tem imbuído em seu cerne os feitos gloriosos dos antepassados que marcaram de forma indelével a história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Após reuniões, criação, hoje solidificamos a fundação da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM, a terceira do segmento militar estadual no país e a primeira que reúne o tripé cultural: ciências, letras e artes.

Segundo o estatuto, a AMCLAM será autônoma de direito privado e de caráter líteroartístico-cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro no município de São Luís, Estado do Maranhão, congregando pessoas irmanadas nos sentimentos de solidariedade pela difusão da cultura das letras, ciências e das artes. A AMCLAM tem como visão, tornar-se centro de referência no estudo da identidade do povo maranhense. Obrigado

bottom of page