top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-18.png
Cadeira nº 18

Filho de José Oliveira e Nair Lobato Oliveira, casado com Elizabete Mafra Lobato e pai de dois filhos do primeiro casamento: Hasley Richard Santos Oliveira e Eylane Santos Oliveira, nascido em 26 de março de 1959 na cidade de Codó no Estado do Maranhão.

Graduado em Teologia Bacharelado pela Faculdade de Educação Teológica do Maranhão (FETMA), artista plástico e poeta.

Ao longo da sua adolescência, resolveu mudar de Estado em busca de novas oportunidades, conhecer novas pessoas e traçar novos projetos, escolhendo o Distrito Federal para essa jornada.

Brasília nessa época era famosa por ser um lugar de oportunidades, uma porta aberta para o sucesso, assim, ali estava buscando essas oportunidades, tentando fazer sua vida, morando em casa de parentes, trabalhando dia e noite em mercados e lojas.

Com o enfrentamento das adversidades, passou a refletir sobre a importância dos estudos, decidindo que precisava fazer algo diferente, pois, precisava cuidar do seu futuro e não somente do presente. Estudou e obteve aprovação no concurso da Polícia Militar em Brasília, para o cargo de soldado, mas algo lhe faltava, sentia a necessidade de estar ao lado da sua família resolveu portanto, voltar ao Estado do Maranhão, pois tomou conhecimento de que havia um concurso aberto na Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e nada melhor que tentar melhorar a vida em sua terra natal, com mais certeza e experiência.

Estava pronto para servir o seu Estado, pois, foi aprovado para o Curso de Formação de Sargentos (CFS), o qual concluiu com êxito. Serviu a sociedade maranhense por mais de trinta anos e na atualidade como Capitão na reserva remunerada da corporação, honra a instituição onde construiu sua carreira que mudou completamente a sua vida e que lhe permitiu investir em seu talento como artista plástico.

É um nobre admirador da natureza e suas horas vagas são dedicadas à arte e à sua família.

Obras de arte são uma importante ferramenta para transmitir mensagens de consciência e sustentabilidade, por isso é necessário ter um olhar artístico diferenciado e é com esse olhar diferenciado que M Lobato, como é conhecido no mundo da arte, proporciona aos admiradores dos seus trabalhos, uma visão satisfatória e relevante.

Sua carreira foi construída a partir do apoio de familiares e amigos, cada obra concluída foi um incentivo ao nascimento de mais uma obra e assim formou uma galeria, motivando-lhe e fazendo surgir a necessidade de expor.

A primeira participação em uma exposição de arte ocorreu no ano de 1998, a qual foi um grande sucesso; desde então, foram surgindo várias outras oportunidades. 

Com a técnica de “Óleo sobre Tela”, suas obras são prestigiadas por muitos e são de grande destaque na PMMA.

Suas principais obras são:

*Pinturas: Em Continência; Rastros de Carros de Boi; Rumo à Pescaria; De Volta da Pescaria; Mesa com Vinho, uvas e maçãs; Alferes Tiradentes.

* Poesias & Poemas: Absorto; Verde e Embrião.

bottom of page