top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO(A)

14-Matheus Brandão Campos.png
Cadeira nº 14

Matheus Brandão Campos. Nascido em 30 de dezembro de 1990 na cidade de Colinas no estado do Maranhão, filho do Senhor Istelio Sousa Campos e da Senhora Luzia Barros Brandão Campos. De origem interiorana seu pai o senhor Istelio bancário casou-se com a senhora Luzia, filha de pais lavradores na cidade de Colinas-MA e deram origem ao seu primogênito Matheus. Pelo perfil da profissão de seu pai, bancário do extinto Banco do Estado do Maranhão – BEM, a família constantemente mudava-se de cidade e logo foram para a cidade de Buriti Bravo onde residiram e deram origem ao seu irmão, Luanrey Brandão Campos.

 

Logo após a família muda-se para Santa Luzia do Paruá e posteriormente para São João dos Patos onde passa a maior parte de sua infância, dos 6 ao13 ano de idade e onde nasce sua irmã caçula, Luma Luísa Brandão Campos. Logo após mudam-se para Lago da Pedra e após 1 ano para Bacabal, onde conclui seus estudos no ensino médio no ano de 2007 e presta vestibular para o curso de Farmácia Bioquímica na Universidade Federal do Maranhão seno selecionado para o segundo semestre do ano de 2008.

 

Ingressando no curso em agosto de 2008 aos 17 anos de idade, logo começa a interessar-se pela área acadêmica e docente. Em meados de 2010 durante uma aula da disciplina de parasitologia, toma conhecimento de um congresso de medicina tropical a ser realizado na cidade de São Luís e da possibilidade de apresentação de trabalhos acadêmicos neste congresso. Assim juntamente com seu colega de turma Wermerson Barroso, inicia uma procura por desenvolver pesquisas para produção cientifica. Na ocasião é apresentado aquela que viria a ser sua coorientadora de doutorado e parceira de pesquisas, até então farmacêutica, professora Doutora Rachel Melo Ribeiro. Após o desenvolvimento de seu primeiro trabalho apresentado em congresso, é convidado pela professora Rachel Melo, que na ocasião estava cursando o seu doutorado, para ingressar no Laboratório de Pesquisa e Pós Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Maranhão – LPPF/UFMA, integrando sua pesquisa na área de Biotecnologia em recursos naturais, sob orientação dos professores Doutor Antônio Carlos Romão Borges e Doutora Marilene Oliveira da Rocha Borges, esta que viria a ser sua própria orientadora de doutorado.

 

O ingresso no LPPF foi uma verdadeira imersão no mundo das pesquisas e mundo acadêmico. Sempre conciliando com as atividades regulares do curso, as pesquisas eram feitas nas horas extraclasse e finais de semana. Além do laboratório de pesquisa, também foi monitor da disciplina de farmacologia. Com o passar dos anos no curso, as apresentações de trabalhos acadêmicos produzidos como autor e como colaborador foram acumulando-se. Uma das colaborações mais importantes foi no aperfeiçoamento de um método para extração de saponinas de extratos vegetais, cuja metodologia foi registrada com o pedido de patente. Posteriormente ingressa na Liga Acadêmica de Hematologia onde ocupa o cargo de secretário e faz colaborações em mais pesquisas na área. Próximo a conclusão de seu curso e com a consciência do volume de trabalhos e de seu currículo, é convidado a fazer a seleção direto no programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e na ocasião consegue apesar da produção cientifica suficiente, não consegue atingir a pontuação mínima de formação no ano de 2013. Após a conclusão de sua graduação neste ano, logo ingressa sua especialização em Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC). Após formado inicia sua vida profissional trabalhando em farmácia comercial, distribuidora de medicamentos e farmácia oncótica.

 

Após cerca de um ano e meio, conclui sua especialização e volta a concorrer no programa de Doutorado RENORBIO concomitantemente concorre ao programa de mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Assim em dezembro de 2014 obtém a aprovação nos dois programas e opta por cursar o doutorado direto sob orientação de sua professora de graduação e orientadora de monografia, professora doutora Marilene Oliveira da Rocha Borges e coorientação da professora doutora Rachel Melo Ribeiro, que veio a tornar-se sua amiga e parceira de pesquisas.

 

No dia 01 de abril de 2015 iniciam-se as aulas no programa de doutorado onde percebe que é o mais jovem aluno e que no mesmo programa estão professores mestres cm anos de experiencia acadêmica. A decisão de fazer o doutorado direto, sem o mestrado logo demonstrou seu peso, sendo preciso esforço e dedicação para atender as expectativas. Contudo, o passar dos anos, as dificuldades que a realidade da pesquisa no país e no estado impõe foram obstáculos vencidos e em 08 de agosto de 2019 defende sua tese intitulada “EFEITO CARDIOVASCULAR DAS SAPONINAS EXTRAÍDAS DAS FOLHAS DE Syzygium cumini (L.) Skeels”.

 

Ainda enquanto concluía seu doutorado, ingressa no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, como professor. Nessa época trabalha também como farmacêutico hospitalar no Hospital do Coração e como professor no Instituto de Ensino Superior São Franciscano – IESF. Nessa época também ressurge um antigo desejo de ingressar na carreira policial. Na realidade, desde a aproximação o fim do doutorado, já vinha reacendendo essa chama e estudando para concursos como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e perito criminal. Surge então o interesse pelo Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Maranhão onde presta vestibular por duas vezes consecutivas, obtendo êxito no ano de 2020.

 

Ao ingressar nos portões da briosa Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias deixa de lado momentaneamente sua vida de pesquisador para dedicar-se à vida castrense que o primeiro ano do curso exige, para brevemente retomada com total afinco.

bottom of page