ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-11.png
Cadeira nº 11

Natural de Itapecuru Mirim, município do Estado do Maranhão. É professor e Presbítero católico. Mestre e Doutor em Direito Canônico pela Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (Itália). Especialista em Direito Internacional Comparado pela Universidade Lateranensis do Vaticano. Professor de Direito Canônico, Filosofia Política, Introdução à Filosofia, Gestão Eclesial, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Estudioso dos temas: Catolicismo Popular Tradicional, Institucionalismo e Normativismo Jurídico, Direito de Associação e Direito Canônico.

Membro da Associação Brasileira de Canonista (ABC), Membro fundador da Academia Ludovicense de Letras, cadeira nº 17, patroneada por Catulo da Paixão Cearense, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), cadeira nº 60, patroneada pelo Cônego José de Ribamar Carvalho, membro fundador da Academia de Ciências, Letras e Artes de Itapecuru Mirim, cadeira nº 9, patroneada por Astor Cruz Serra e membro fundador da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), cadeira 11, patroneada por Josué Montello. 

 

Infância e Juventude

Nasceu em 31 de outubro de 1962, no antigo povoado de Cajá Belém, hoje, Fazenda Sara na BR 135. Atualmente faz parte da área geográfica de Miranda do Norte, (desmembrada de Itapecuru-Mirim em 1988), filho de João José Meireles e de dona Maria Gomes Meireles.

Em 1970 a 1971, estudou no Colégio Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Caxias no Maranhão, mudou-se para a Capital do Maranhão dando continuidade em seus estudos nos colégios Sotero dos Reis (1973 – 1974), Centro Educacional do Maranhão (1975 - 1976), Colégio São Lázaro (1977 - 1978) e Gonçalves Dias, onde termina sua vida estudantil secundária.

 

Vida acadêmica

Em 1984, entra para o curso de Filosofia no Instituto de Ensino Superior do Maranhão (Iesma), depois, cursou Teologia no mesmo instituto e Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Studiorum Universitas AS. THOMA Aq. In Urbe (Roma – Itália). Mestrado em Direito Internacional Comparado na Pontifícia Universitas Lateranensis – Cittàdel Vaticano. Doutorado em Direito Canônico, também na Pontifícia Studiorum Universitas AS. THOMA Aq. In Urbe (Roma – Itália). Convidado para exposição de tema em congresso internacional na Itália.

 

Vida Profissional

Em 1997, iniciou a trabalhar como professor de Filosofia do Direito, Filosofia Política, Direito Canônico, Introdução à Filosofia e Administração Paroquial no Instituto de Ensino Superior do Maranhão (Iesma). Em 1996 – 1998, foi Administrador Paroquial da Quase-Paróquia São José do Bonfim na capital do Maranhão. Em 1997-2009, foi Pároco da Paróquia Nossa Sra. Aparecida da Foz do Rio Anil. Em 2006-2012, Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste V, em São Luís. Trabalhou por dois mandatos como membro do Conselho Diretor da Ufma, na qualidade de representante da Sociedade Maranhense de Cultura Superior. Desde 2016 é Vigário Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro da Cidade Olímpica, em São Luís do Maranhão. Entre 1997-1999 exerceu a Chancelaria da Cúria Metropolitana, da Arquidiocese de São Luís, sendo renomeado em 2006 até o presente. Monitor da disciplina Relações Humanas e Relações Interpessoais, Curso de Formação de Soldados da PMMA, CFAP, Maranhão.  E em 2009, foi nomeado pelo Estado do Maranhão Capelão da Polícia Militar; atualmente é Capelão Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão, no posto de coronel.

 

Obras

Possui várias publicações em jornais e livros, dentre algumas, destacando:

- Maria è assunta? Dove sei? 1995, Itália;

- O Direito de os fiéis leigos constituírem associações privadas. Pistas Jurídico- pastorais para a compreensão do fenômeno associativo privado na Igreja (tese de doutorado), Roma, 1995;

- Il Diritto degli índios in Antonio Vieira, Itália,1997;

- A Noção de Direito em Norberto Bobbio, 1998;

- O institucionalismo jurídico em Santi Romano, 2002;

- A Filosofia da Prescrição Penal, 2003;

- O Padre na Academia de Letras, 2004;

- Podemos definir o Direito? 2005;

- O divórcio católico, 2006;

- O legado do Padre Jocy Rodrigues, 2007;

- Direito e Filosofia;

- A Farsa do Direito, 2017;

- O pacto das catacumbas, 2017.