ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO(A)

cadeira-24.png
Cadeira nº 24

Nasceu em São Luís/MA a 14 de julho de 1963.

Filha de José Veras Garcês Santos e Georgina Bezerra Santos.

Estudou na Escola Rosa Castro desde as primeiras letras até o ensino médio e depois na Universidade Federal do Maranhão, onde cursou Filosofia Licenciatura e, a seguir Ciências Sociais Bacharelado.

Fez o mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado pela EBAPE/FGV – Rio de Janeiro/RJ.

Ingressou na vida do magistério em 1996, como professora de ensino médio e posteriormente no magistério superior, como professora na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), integrando o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais.

Foi diretora do Curso de Ciências Sociais e depois diretora do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar/UEMA.

Muito curiosa e disposta a conquistar novas metas, criou o Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP-UEMA), com participação de alunos bolsistas e voluntários do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde os alunos fazem pesquisa sobre as temáticas de políticas de segurança pública, violência social e sistema prisional, com produção acadêmica exposta nos seminários de pesquisa da universidade e participação em eventos locais e nacionais.

É Acadêmica da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), ocupante da cadeira nº 24 que tem como patrono Jerônimo José de Viveiros.