top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO(A)

32-Veraluce da Silva Lima.png
Cadeira nº 32

Nasceu em Chapadinha-MA, no dia 1º de janeiro de 1952. Quando estava com 3 anos de idade, seus pais vieram morar São Luís, a capital do Estado, lugar que se transformou em sua terra natal. Aqui se casou, teve seus 3 filhos – Dávia Valéria, Davidson (in memoriam) e Danillo Flaubert – e se formou em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, em 1979, tornando-se, assim, professora de Língua Portuguesa da educação básica, tanto da rede pública quanto da rede privada. Trabalhou durante muito tempo no Colégio Batista “Daniel de La Touche” como professora de Língua Portuguesa e de Literatura. Na rede pública, trabalhou como Orientadora de Aprendizagem e como professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa.

Em 1994, fez concurso público para ingresso na Carreira do Magistério Superior, passando a fazer parte do Quadro Permanente de Professores do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No ano seguinte, 1995, foi aprovada no Mestrado em Educação da UFMA, defendendo, em 1997, sua dissertação de Mestrado com distinção e louvor. O trabalho dissertativo foi resultado da pesquisa que procurou interrogar o ensino de língua portuguesa desenvolvido nas escolas de ensino médio da rede pública e da rede privada. Durante os dois anos de Mestrado, procurou investir em sua formação, participando de eventos científicos, com apresentação de trabalho, como “Pedagogia 97 – encuentro por la unidade de los educadores latino-americanos”, realizado em Havana-Cuba, no período de 3 a 7 de fevereiro de 1997.

Em 2002, iniciou seu doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade de Évora-Portugal. A pesquisa buscou interrogar a influência das TIC no uso da língua e as implicações que essas tecnologias traziam para o ensino de Língua Portuguesa desenvolvido nas escolas. A defesa pública da Tese ocorreu no dia 04 de julho de 2007, também sendo aprovada com distinção e louvor. A Tese se constituiu um grande contributo ao ensino de Língua Portuguesa, no sentido de tornar o ensino/aprendizagem da língua colaborativo, construtivista e sem fronteiras definidas, tendo no professor de Língua Portuguesa um agente de transformação. Também contribuiu para que fossem abertos espaços de discussão e de pesquisa no Departamento de Letras/UFMA sobre o uso da língua escrita nas redes sociais da web, tornando a linguagem da internet uma subárea da Linguística que pode ser estudada do mesmo modo que qualquer outro domínio na área da linguagem.

Como Professora do Curso de Letras, ministrou várias disciplinas, dentre as quais se destacam Português I e II, Filologia, Língua Portuguesa IV e V, Morfossintaxe da Língua Portuguesa I e III. Também atuou nos cursos de Letras do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB) e sua atuação nesse Programa foi como a de um velho marinheiro que sabe conduzir sua embarcação, com cuidado e segurança, em dias de nevoeiro, ao lugar que pretende chegar1 : conduziu a embarcação do conhecimento sobre a língua/linguagem em um oceano de contradições e mudanças, procurando construir esse conhecimento alicerçado no respeito às potencialidades humanas, às inteligências múltiplas e ao crescimento intelectual e social dos alunos.

Em 2015, iniciou suas atividades de docência na Pós-Graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras)/Mestrado Acadêmico em Letras, da UFMA, aprovado pela CAPES em 2013. Como professora do PGLetras, ministrou a disciplina Metodologia da Pesquisa em Estudos da Linguagem, coordenou o Grupo de Pesquisa “Tecnologia e Ensino” (GPTECEN) e três projetos de pesquisa, orientou planos de trabalho de pesquisa e dissertações de mestrado. A 1ª dissertação de mestrado que orientou recebeu o Prêmio FAPEMA Neiva Moreira 2017, na Categoria Dissertação de Mestrado.

Desenvolveu atividades de gestão na rede pública e na rede privada, destacando-se as seguintes: Coordenadora do Curso de Letras/UFMA (2005-2006, 2007-2010), Coordenadora da Pós-Graduação: DINTER em Linguística (UFC/UFMA/PPPGI-2011-2014), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFMA (2014-2018), Coordenadora da disciplina Língua Portuguesa (1989- 1992), Diretora Geral do Colégio Batista Ludovicense (1992-1994).

Publicou artigos, livros, capítulos de livros, na área dos estudos da linguagem, contribuindo, assim, para a construção do conhecimento sobre a língua/linguagem e seu ensino nas escolas de educação básica do Estado do 1 ANTUNES, Celso. Marinheiros e professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. Maranhão, articulando, com maestria, a área de Letras com a área da Educação. Essas publicações revelam seu interesse em desvelar os meandros da língua portuguesa em sua modalidade escrita, manifestados nos textos produzidos na web 2.0, fato que torna a autora dessas publicações pioneira em abrir espaços de discussão e de pesquisa, no Departamento de Letras da UFMA, sobre o uso da língua escrita nas redes sociais da web.

Mesmo tendo se dedicado a trabalhar a língua/linguagem voltada para a produção acadêmica, seu interesse pela literatura como fruição da linguagem literária também se notabiliza em seu cotidiano. Poetas como Camões, Gonçalves Dias e Fernando Pessoa têm feito parte de sua vida, por meio da leitura de suas obras, desde quando era professora da educação básica. Esse fato tem contribuído para tentar enveredar, de forma ainda tímida, pelo mundo da literatura escrevendo poemas, os quais nunca foram publicados.

 Apenas para comprovar esse veio poético, apresenta-se um poema que fez para sua filha, quando ela completou 15 anos:

Filha querida,

Ao seres gerada em meu ventre,

Ao receberes o fôlego da vida,

Não tinhas ainda formato de gente.

Contudo eras amada, mesmo sem se saber

Se eras uma menina...

Ou um lindo bebê!

Ninguém pensava em outra coisa

Senão em tua chegada.

Nove meses se passaram...!

Chegaste, trazendo o riso e a alegria,

A paz, pureza e amor.

 E teus pais sorridentes,

Contigo estiveram presentes

À casa do Senhor. Cresceste...!

Hoje és uma adolescente,

Hoje comemoramos teus 15 ANOS.

Que linda idade! Idade em flor!

Nesta idade de sonhos, minha querida,

Deves buscar guarida,

Nos braços do Criador!

(Janeiro de 1988)

 

Em 2022, defendeu seu Memorial Descritivo de Carreira Docente, sendo aprovada e promovida a Professora Titular do Departamento de Letras da UFMA. Aposentou-se 6 meses depois de sua promoção. Agora aposentada, pretende trilhar os caminhos da literatura como uma prática social da linguagem e forma mais elaborada de manifestações culturais de um povo.

Obras publicadas:

a) Livro: Ensino de Língua Portuguesa (2009);

b) Capítulos de livros: As concepções de linguagem e o ensino de Língua Portuguesa (2000), Tecnologia e Literatura: aproximações possíveis (2015), O maranhês das redes sociais digitais (2017), Conversação na Web: um estudo dos marcadores conversacionais em uso no Facebook (2017), Linguística da Internet como área de conhecimento em estudos da língua (gem) (2019), Os marcadores conversacionais na tessitura da conversação no Facebook (2020); A construção de sentido(s) no texto digital: uma análise da dêixis pessoal em textos-comentários produzidos na rede social Facebook (2020), Sobreasseveramentos em textos produzidos na rede social Facebook (2020);

c) artigos: O e-mail como ferramenta de aprendizagem na educação a distância (2008), A representação da língua falada na escrita digital (2016), Tecnointeração: um estudo dos marcadores conversacionais em uso na web (2019).

bottom of page