top of page
Buscar
  • Foto do escritorAMCLAM

1º ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS LETRAS E ARTES MILITARES

Atualizado: 21 de ago. de 2020

31 de maio de 2019, data de aniversário do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão – 209 anos, a ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES (AMCLAM), comemorou o seu primeiro aniversário.


O mês de maio foi escolhido pela diretoria para desenvolver várias atividades, começando com a exposição de out dors no complexo   policial militar do Calhau, onde está aquartelado o Comando Geral e várias Unidades da Polícia Militar do Maranhão.


No dia 14 de maio, a AMCLAM foi destacada em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Luís, por proposta do Vereador Cezar Bombeiro que no parlamento municipal reconheceu a importância de uma entidade integrada por militares e intelectuais ligados por laços fraternos e propósitos de estudos e pesquisas no campo da ciência, letras e artes. Em seu discurso, o Vereador justificou: “Temos que lutar para que homens e mulheres tenham e possam ter o direito à educação e através dela possam ser no futuro, protagonistas das suas próprias histórias, conquistada nos bancos escolares e mais tarde nas faculdades e posteriormente nos concursos públicos”. Pontuando ainda disse: “A minha proposta em homenagear a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares é por ver e acreditar em seus membros, na seriedade, princípios e valores que com certeza serão multiplicados nos mais diversos segmentos sociais e mais precisamente alcance a juventude”.

Para materializar o reconhecimento o Edil entregou ao Cel Furtado, Presidente da AMCLAM, um Diploma de Reconhecimento do povo de São Luís.


No dia 29, iniciou-se o Ciclo de Palestras 2019, onde os Acadêmicos mensalmente realizarão palestras cumprindo assim o rito acadêmico de elogio ao patrono. O projeto concebido pela diretoria, destinado a estudantes de graduação do curso de história e afins das universidades e faculdades localizadas em São Luís, também estenderão-se a comunidade em geral. O Acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira, titular da cadeira nº 1, deu início ao projeto.




Assim, chegou-se a data magna da AMCLAM, cujo palco para a Sessão Solene foi a Casa de Eventos Panette, a qual recebeu um evento preparado com esmero.




A sequência solene, foi desenvolvida conforme a programação:

1 – ABERTURA DOS TRABALHOS – o mestre de cerimônias anuncia que a ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM “Casa do Brigadeiro Falcão” é um sodalício cultural cujos membros integrantes fazem parte da Polícia Militar do Maranhão, do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão e personalidades maranhenses que com estas instituições, possuem laços fraternos de amizade, todos possuidores de habilidades nas ciências sociais, letras e artes. Criada em 31/05/2018, objetiva: I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis; II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas;III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros; IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; V – Defender e perpetuar as tradições militares maranhenses e brasileiras; VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e arte nacional; VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da cultura e da arte; VIII – Intercambiar com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais.2 – COMPOSIÇÃO DA MESA – tomaram assento as seguintes personalidades:  Acadêmico Cel Carlos Augusto Furtado Moreira, presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares; Ex-Deputada estadual, Maura Jorge; CMG da MB Márcio Ramalho Dutra e Melo, Capitão dos Portos do Maranhão; Acadêmica Jucey Santos Santana, Secretária da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA); Acadêmico Antônio Noberto, presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL); Sra. Eva Rufino Castro, presidente da Associação Rotária Internacional; TC QOPM Wallace Glaydison Amorim de Sousa, Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) e Maj Inf ExB Luiz Magno, Comandante da Base Administrativa do 24º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS).



3 – CANTO DO HINO NACIONAL




4 – ACENDIMENTO DAS LUZES – realizada pela Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira, consorte do presidente da AMCLAM.

5 – REGISTRO DA PRESENÇA DAS AUTORIDADES

6 – EXPOSIÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO REFERENTE AO 1º ANIVERSÁRIO7 – COLAR ACADÊMICO –  prescrito no art. 30 e parágrafo único do Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária de 26/02/2019, foi regulamentado pela Portaria nº 001 de 27/02/2019, a qual foi publicada no DOE nº 083 de 06/05/2019, foi entregue aos 26 Acadêmicos Efetivos e Perpétuos da AMCLAM, empossados.


4 – ACENDIMENTO DAS LUZES – realizada pela Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira, consorte do presidente da AMCLAM.

5 – REGISTRO DA PRESENÇA DAS AUTORIDADES

6 – EXPOSIÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO REFERENTE AO 1º ANIVERSÁRIO7 – COLAR ACADÊMICO –  prescrito no art. 30 e parágrafo único do Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária de 26/02/2019, foi regulamentado pela Portaria nº 001 de 27/02/2019, a qual foi publicada no DOE nº 083 de 06/05/2019, foi entregue aos 26 Acadêmicos Efetivos e Perpétuos da AMCLAM, empossados.


13 –  SHOW COM O SAXOFONISTA ELMO

bottom of page