Buscar
  • AMCLAM

AMCLAM PROMOVE PALESTRA NA AMEI

AMCLAM PROMOVE PALESTRA NA AMEI Em continuidade ao Ciclo de Palestras/2021 “Elogio ao Patrono”, a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), promoveu mais uma palestra no auditório da AMEI, no Shopping Jaracaty. O Acadêmico Teodomiro de Jesus Diniz Moraes brindou a plateia com a palestra intitulada: “Vida e Obra do Cel Raimundo Onésimo Lemos Ribeiro” que contou com a presença de vários familiares do homenageado.



O Ciclo de Palestras foi idealizado pela diretoria da AMCLAM e é realizada mensalmente na Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI) às 19horas, em uma 3a. feira de cada mês . O palestrante desta noite (28) foi o Acadêmico Diniz, Coronel da Polícia Militar do Maranhão que foi Comandante Geral da instituição, Subcomandante, Ordenador de Despesas, Diretor de Ensino, desepenhando outras funções relevantes nos respectivos postos alcançados, inclusive o de Comandante da Companhia de Polícia Rodoviária estadual na década de 70, a qual posteriormente foi desativada, em razão da falta de apoio do antigo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que não cumpriu a contrapartidada do órgão estabelecida em convênio. O Cel Diniz, também integrou os Gabinetes Militares dos governos João Castelo, Fiquene, Roseana Sarney. Foi presidente do Clube dos Oficiais da PM/CBM em dois mandatos. Graduado em filosofia e direito, realizou todos os cursos profissionais da corporação em Fortaleza/CE: Formação, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia. Atualmente integra uma banca de advogados com seus dois filhos, Kairo (presente juntamente com seu filho Caio) e Ágila Diniz.



Cel Raimundo Onésimo Lemos Ribeiro



O homenageado Coronel Lemos foi um dos brilhantes oficiais da PMMA, oriundo do Exército Brasileiro, galgou ao posto de primeiro tenente até coronel, exercendo funções relevantes no oficialato superior, bem como também integrou os gabinetes militares de vários governadores do Maranhão, paralelamente à sua carreira, desenvolveu várias habilidades, entre estas, a de radioamador, professor e intérprete de línguas, vez que tornou-se poliglota, coordenou o curso de letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e era possuidor de qualidades admiráveis, sendo bastante querido por onde desempenhou suas atividades, com destaque para o marido, pai, avô amantíssimo que de forma precoce passou do plano terrestre para o plano espiritual. Sua esposa, filhos e netos prestigiaram a palestra e ficaram emocionados com a escolha do nome do Cel Lemos que patroneia a cadeira nº 33 e receberam das mãos do Acadêmico Diniz, uma flâmula da AMCLAM.


A palestra contou com a assistência de Acadêmicos da AMCLAM, vários oficiais contemporâneos do palestrante, familiares, integrantes de outros sodalícios e cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.