top of page
Buscar
  • Foto do escritorAMCLAM

Fundação da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM

Atualizado: 21 de ago. de 2020

Hoje, 05/06, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, às 19h00m, estará se concretizando a criação da ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM.




Idealizada pelo Coronel Furtado da reserva remunerada da Polícia Militar, congregará cientistas sociais, literatos e artistas policiais e bombeiros militares, como o Cel Luongo, atual Comandante Geral, o próprio Cel Furtado, historiador e escritor, com inúmeros trabalhos publicados, o Sgt Ebnilson, historiador e os mestres TC Frank, TC Wermeson, Maj Roberto e doutores universitários da corporação, como o Cpl Padre Meireles (do IHGM e ALL), bem como destacadas personalidades Amigos da PMMA como o Juiz Alberto Tavares (da AML), Desembargador Vicente Castro, Professores Olímpio, Vera, Laércio e Marialva Mont’Alverne Frota da UEMA, este último também da AML, Professor Teixeira, uma das maiores autoridades brasileiras na área de inteligência, Dr. Fuad (Juiz, auditor da Justiça Militar por várias décadas, Dr. Raimundo Marques que já foi Oficial da PMMA, Secretário de Segurança e Presidente da OAB-MA e da Academia de Letras Jurídicas que com a instituição, mantém estreito e fidalgo relacionamento nas últimas décadas.


Também participarão como artistas o Sgt Frazão, Cap Carlos Henrique, Cap Lobato, TC Vilas Bôas, autodidatas com traços artísticos em diversas linhas, músicos da categoria de Josué e Elmo, sargentos da Banda de Música da PM maranhense.

Patronearam as cadeiras, Oficiais e personalidades que deixaram verdadeiros legados à geração atual, através de grandes feitos e relevantes serviços à sociedade maranhense com destaque para o Brigadeiro Falcão, militar de inúmeras qualidades que foi o primeiro Comandante do Corpo Policial da Província do Maranhão, gênese da atual Polícia Militar do Maranhão e outros militares de ilibadas condutas como o Monsenhor Hélio Maranhão e o Alferes Tiradentes, Patrono das Polícias Militares.

Reuniões de alinhamento já foram realizadas e na Assembléia Geral de criação, deste dia 05, a pauta prevê: Aprovação do estatuto, aprovação do brasão, sorteio das cadeiras.

A Instalação e Posse dos futuros Acadêmicos está prevista para fazer parte das comemorações do Aniversário da PMMA e ocorrerá no dia 20 de junho.

bottom of page