top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Olímpio

RECOMENDAÇÕES PARA A ATUAÇÃO DA POLÍCIA | José Olímpio - Drt.11


A preparação psicológica durante a formação do policial deve ser baseada no sentimento de paz, pois cabe ao Estado garantir a paz e a ordem social. A polícia cidadã deve transmitir uma sensação de paz, tranquilidade e de transparência e de solidariedade entre a população na área de atuação. A liderança comunitária deve ser estimulada a valorizar a presença da PM no bairro.


Suas ações devem ser transparentes e objetivas voltadas para o bem comum e para o trabalho com qualidade profissional elevando o bom nome da corporação. A sociedade deve prestigiar a presença da PM fazendo bom uso da instituição com responsabilidade.


O policial é preparado para o gerenciamento de crises de segurança pública. É bom lembrar que o policial é também um ser humano e que não deve hostilizar os demais cidadãos, mas tratá-los como concidadãos e não como inimigos a não ser os reconhecidamente tidos como marginais. Para estes o rigor do poder militar da PM que deve ser respeitada e temida.


Pode a polícia buscar mais parcerias com a sociedade civil para resolver problemas comuns próprios de cada bairro. Convém identificar os líderes comunitários para estudarem juntos os problemas de segurança no bairro.


Portanto, o poder militar da polícia não pode dispensar a força da liderança comunitária. Essa integração policiacomunidade garante uma margem maior de segurança no bairro e na sociedade integral. Promovamos a integração sociedade-polícia militar .





RECOMENDAÇÕES PARA A ATUAÇÃO DA POLÍCIA (1)
.pdf
Download PDF • 16KB

bottom of page