top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Olímpio

SER PROFESSOR | JOSÉ OLÍMPIO

Ser professor


Posso até querer ser professor, mas ninguém se faz um bom professor sem vocação. Você nasce professor. Aquele que se faz professor sem o dom da comunicação didática enfrentará dificuldade.


A oportunidade de ser professor você procura e acha ou surge espontaneamente. Eu cheguei a ser gerente de banco. Ao surgir a oportunidade para ser professor larguei a carreira de bancário tão bem sucedida.


O que acontece? Ou surge a oportunidade de ser professor, ou você procura ser primeiro professor. Quando apenas surge a oportunidade, mas não tem o dom da comunicação didática, você pode até seguir o magistério, mas não será fácil e nem vai agradar aos alunos.

Eu era gerente de banco, mas fui felizardo quando surgiu a oportunidade para ser professor da antiga Escola Técnica Federal do Maranhão.


A habilidade para comunicar-se oralmente e ter convicção de seguir o magistério faz você deixar outra carreira que você está iniciando. O domínio do conhecimento na área que você vai lecionar é uma exigência inquestionável. Então uma coisa, ou outra, até porque ao professor exige-se dedicação exclusiva.


José Olímpio - Acadêmico AMCLAM

bottom of page