top of page
Buscar
  • Foto do escritor Carlos Alberto da Silva Santos Braga

SERIA MELHOR SE VOCÊS ESTIVESSEM AQUI | Carlos Braga



SERIA MELHOR SE VOCÊS ESTIVESSEM AQUI


Carlos Alberto da Silva Santos Braga

(Acadêmico Correspondente)


Uma hipótese de presença, que sempre gravita o nosso pensamento, é a que se refere à ausência daquelas pessoas que nunca mais estarão presentes em nossas vidas. Simplesmente pensar naquelas pessoas é entender que a ausência física delas só é confortada pelas lembranças que se construíram em nossas memórias e, a partir delas, procurar dar sentido ao vazio que se instala no nosso dia a dia.

Para alguém que vive uma vida calcada em retidão e se consome na verdade necessária, onde a única hipótese de resposta é a que guarda coerência com princípios, valores e ética, qualquer ausência é motivo de grande perda. Perder um amigo, perder uma convivência, perder uma pessoa querida, perder um momento de felicidade, tudo isso é insubstituível e gera grande dor.

Tentar ser presente, tentar estar, tentar compreender, tentar conviver, tentar compartilhar um sorriso, são condições que demandam comprometimento e responsabilidade com as pessoas que nos tornam essenciais em suas vidas - particularmente os nossos pais e os nossos filhos.

Em muitas oportunidades a escolha nem sempre é a mais apropriada, em muitos casos chega a ser egoística, mas é uma escolha, as consequências podem ser doloridas e irreparáveis. Estar presente pode ser uma escolha de quem está ausente, como também, pode ser uma oportunidade de se sentir necessário, tudo depende da compreensão e leitura dos olhares, palavras e gestos daqueles que se tornam essenciais em nossas vidas.

Hoje é um dia significativo, o dia daquela pessoa que pronunciou a reflexão que aqui se estrutura, o dia que deriva do pensamento onde a expressão não é obrigar a estar, mas sim demonstrar que estando, tudo será melhor.

Parabéns minha querida filha Clarissa Vitória Ferreira Silva, Doutora, pelo quanto e tanto você me faz feliz. Te amo muito. Feliz aniversário. Deus é consigo.

bottom of page