top of page
Buscar
  • Foto do escritorAMCLAM

SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO, DIPLOMAÇÃO E POSSE DA ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILI

Atualizado: 22 de jan. de 2021

No último dia 20, o salão de eventos do Grêmio Lítero Recreativo Português na Praça João Lisboa, foi palco de um dos eventos culturais mais significativos ocorridos ultimamente na Athenas Brasileira, a solenidade de instalação, diplomação e posse dos membros imortais da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM.



Intitulada “Casa do Brigadeiro Falcão” é um sodalício cultural cujos membros integrantes fazem parte da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e personalidades maranhenses que com estas instituições, possuem laços fraternos de amizade, todos possuidores de habilidades nas ciências sociais, letras e artes.

Criada em 31/05/2018, objetiva:

I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis;

II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas;

III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros;

IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão;

V – Defender e perpetuar as tradições militares, maranhenses e brasileiras;

VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e arte nacional;

VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da cultura e da arte.

VIII – Intercambiar com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais.


A solenidade iniciou-se com a composição da mesa, integrada por várias autoridades, seguindo-se do acendimento das luzes representando a sabedoria, realizada pela Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira, esposa do Presidente, Cel Carlos Augusto Furtado Moreira da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Maranhão.

Aberta a sessão, os presentes cantaram o hino nacional brasileiro, executado pela Banda de Música da PMMA. Em seguida o primeiro secretário da entidade, Professor José Olímpio da Silva Castro fez a leitura das memórias históricas dos trabalhos preliminares para a instalação da AMCLAM.


Na sequência foi diplomado o presidente por sua esposa, Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira e seus genitores, Sr. José de Ribamar Moreira e a Sra. Isabel Furtado Moreira e logo em seguida Acadêmicos por suas madrinhas e padrinho com o Diploma de Acadêmico Efetivo Perpétuo.


O juramento foi proferido pelo Vice Presidente, Cel Raimundo de Jesus Silva e acompanhado por todos os Acadêmicos.

Realizou a saudação, o Acadêmico Dr. Fuad Alexandre Amate, juiz auditor militar do Maranhão, por quase duas décadas, decano, que falou em nome dos acadêmicos diplomados e empossados.

Em suas palavras, o Cel Jorge Allen Guerra Luongo, Comandante Geral da PMMA e agora imortal, enfatizou a importância que a AMCLAM possui para a corporação e para a cultura maranhense, vez que integra policiais militares com habilidades nas ciências, letras e artes.











Já o Cel Furtado, historiador e idealizador da Academia ao dar posse vitalícia aos escritores, pesquisadores e artistas militares e civis, concluiu que o momento concretizava a realização de um sonho adormecido e acalentado por mais de 33 anos e conscientizava aos Acadêmicos da grande importância cultural que os mesmos assumiam a partir daquela data, agradecendo a todos os presentes que testemunharam esse grande feito para o Maranhão e para o Brasil.

Finalizando a solenidade a banda de música da PMMA brindou a todos com clássicos da música popular brasileira onde ao mesmo tempo foi servido um coquetel.



bottom of page