top of page

ACADÊMICOS

EFETIVOS E PERPÉTUOS

ACADÊMICO

cadeira-16.png

RAIMUNDO

DE JESUS SILVA

Cadeira nº 16

Nasceu no dia 26 de novembro de 1961, na cidade de São Luís/MA, filho de Nezilda de Jesus Silva e Bernardino Pereira da Silva.

Órfão de mãe aos quatro anos de idade e órfão de pai aos 14 anos, sem tios e primos, viveu a infância com muita simplicidade ao lado de duas irmãs e dois irmãos, na Rua Tomé de Sousa, 194, Bairro Liberdade em São Luís.

Estudou o ensino fundamental menor no Grupo Escolar Estado do Pará, no bairro da Liberdade, ensino fundamental maior no Centro Educacional do Maranhão (CEMA), no bairro da Camboa e o ensino médio na Escola Professor Ronald da Silva Carvalho, na Rua dos Afogados, centro de São Luís.

Em 1980, aos dezoito anos de idade passou no concurso da Marinha do Brasil para frequentar a Escola de Aprendizes de Marinheiro, em Recife/PE, porém, desistiu de viajar para tentar o concurso de Sargentos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

No ano seguinte, ingressou concursado na PMMA, precisamente no dia 5 de março de 1981, para realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS). Graduou-se 3º Sargento PM em dezembro do mesmo ano. Durante quatro anos permaneceu em tal graduação atuando por dois anos no 1º Batalhão de Polícia Militar (1° BPM), situado na Rua da Palma, centro de São Luís e dois anos no Quartel do Comando Geral, em São Luís.

Em 1986, após passar em primeiro lugar no concurso de Oficiais da PMMA, deslocou-se para Recife, a fim de frequentar por três anos o Curso de Formação de Oficiais PM (CFO), na Academia de Polícia Militar do Paudalho em Pernambuco (APMPE). Em 1989 foi declarado Aspirante-a-Oficial PM, iniciando, assim a sua odisseia no oficialato da PMMA, conforme segue a sequência cronológica:

De 1989 a 1990 foi chefe da Seção de Pessoal e subcomandante da 3ª Companhia do 1° BPM, em São Luís. A propósito, inusitadamente, destaca-se que naquele período, em razão da primeira greve de oficiais eclodida em São Luís, dado ao descontentamento por parte de muitos oficiais em não concordar com a indicação de um oficial da reserva remunerada assumir o Comando Geral da PMMA, este oficial na condição de aspirante PM, de ordem do saudoso Coronel PM José Ruy Salomão Rocha, assumiu, temporariamente, e de forma verbal, o comando do 1º BPM. 

Em 1990 ficou responsável pelo comando da 3ª Companhia de Policiamento em Colinas/MA. Entre 1990 a 1991 foi chefe da Seção Operacional, Ensino e Instrução do 5° BPM, em Barra do Corda/MA.

Entre 1992 a 1993 foi coordenador e instrutor do Curso de Formação de Soldado (CFSd) e chefe da Seção de Operações, Ensino e Instrução do 5º BPM. Entre 1994 a 1996 foi comandante da 4ª Companhia de Polícia do 5º BPM, em Grajaú/MA (entre 1996 a 1998 foi chefe da Divisão Administrativa do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em São Luís/MA). Entre 1999 a 2001 foi subcomandante e Chefe da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), em São Luís/MA. 

Entre 2001 a 2002 foi subcomandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), em São Luís/MA. Entre 2002 e 2004 foi subcomandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), em São Luís/MA. Entre 2004 a 2009 foi comandante do CFAP, em São Luís/MA. De 2009 a 2013 foi comandante da APMGD. Em 2014 foi chefe da Primeira Seção do Estado-Maior Geral da PMMA. Em 2015 foi Diretor de Pessoal da PMMA. De 2015 a 2016 exerceu o cargo comissionado de Chefe do Gabinete Militar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA).

Graduou-se em Geografia Licenciatura, em 2004, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduou-se em Direito (Bacharelado), em 2015, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Especializou-se em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), em parceria com a Academia de Polícia Militar General Edgar Facó, em Fortaleza/CE, em 1997.

Concluiu com aproveitamento o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) PM realizado na Academia de Polícia do Estado de Goiás (APMGO), em 1998. Especializou-se em Metodologia do Ensino Superior pela UEMA, em 2004. Especializou-se em Gestão Estratégica em Defesa Social, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em 2008.

Concluiu o Curso de Extensão em Políticas Sustentáveis no Estado do Maranhão, pela Faculdade de Administração Milton Campos (FAMC), no período de setembro de 2011 a abril de 2012, em São Luís. 

Concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especificidade em Formação de Docentes pela Universidade San Lorenzo, Assunção Paraguai, em parceria com a Faculdade Evolução, Fortaleza-Ceará, em 2013.

Especializou-se profissionalmente em Controle Interno e Auditoria, pela Academia Coronel Walterler (ACW), Natal-RN, em 2014.

Especializou-se em Ciências Jurídicas, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo/SP, em 2015.

A título de Experiência profissional na docência, tem atuação como Professor de Criminologia Aplicada, no Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos anos de 2000, 2001 e 2005, em São Luís.  Professor de Criminologia Aplicada nos CFO da PMMA junto à UEMA e Orientador e Examinador de Monografias tanto no CFO quanto nos CEGESP, no período de 2002 a 2017. Professor de Metodologia da Pesquisa, Orientador e Examinador de Artigos Científicos em cursos de pós-graduação, na área de educação, junto ao Centro Universitário Leonardo da Vince (UNIASSELVI), no período de 2009 a 2018, em São Luís.

Teve participação efetiva em eventos acadêmicos, a exemplo, no I Encontro Nacional de Segurança Social, em Florianópolis/SC, em 1999. No I Congresso das Américas de Ciências Criminais (Penal, Processo Penal, Criminologia e Vitimologia), no Seminário de “Direito Educacional”, realizado no período de 20 a 21 de agosto de 2004, promovido pelo Instituto Internacional Universitário do Brasil (UNIB) no II Encontro de Áreas Educativas e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública (DEPAID), promovido pela SENASP, em Brasília-DF, em 2009. Na 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil, promovida pela Defesa Civil, em 2010. Congressista no 1º Congresso Nacional de Instrutores de Tiro Policial das Polícias Militares, sob a coordenação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, no período de 6 a 8 de outubro de 2010, em Porto Alegre.

Possuidor de diversos elogios publicados em Boletins Gerais e Boletins Internos emanados de Comandantes Gerais, Comandantes de Batalhões e Diretores Setoriais da PMMA, de 1989 a 2015.

Condecorado com a Medalha Brigadeiro Falcão (PMMA), em 2004. Medalha do Mérito Intelectual “Gonçalves Dias” (PMMA), em 2008; Medalha Simão Estácio da Silveira (Câmara Municipal de São Luís), em 2008; Medalha de Serviço Policial Militar de 10 anos (PMMA); Medalha de Serviço Policial Militar de 20 anos (PMMA); Medalha de Serviço Policial Militar de 30 anos (PMMA); Medalha Governador Luís Antônio Domingues da Silva (Gabinete Militar do Governador DO Maranhão), em 2010; Medalha “Mérito e Dedicação” (Diretório Acadêmico XV de dezembro da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, da PMESP).

Produziu academicamente: Monografia, no CAO, com o tema: “A Comunicação Social como fator de interação entre a Polícia Militar e a Sociedade”, Goiânia-GO, em 1998; Monografia, Curso de Geografia Licenciatura, UEMA, com o tema: “Aspectos Socioeconômicos e o Adensamento Populacional da Área Itaqui-Bacanga: medidas profiláticas para redução da violência urbana”, em São Luís/MA, em 2004; Monografia no CEGESP, com o tema: Projeto Político-Pedagógico e Formação de Oficiais Policiais Militares: instrumento de gestão estratégica em defesa social (UEPA), em 2008; Dissertação do Curso de Mestrado (stricto sensu) em Ciências da Educação, com o tema: Projeto Político-Pedagógico do Curso de Formação de Oficiais: instrumento hermenêutico no processo de gestão estratégica em defesa social (Universidade de San Lorenzo, pelo MERCOSUL – Assunção), em 2013; Monografia do Curso de Bacharelado em Direito, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com o tema: Discricionariedade Administrativa e Controle Interno: análise de Formação de Instrutores na PMMA: uma perspectiva multidimensional”, São Luís, 2004;  Monografia do Curso de Especialização Latu Sensu em Metodologia do Ensino Superior, na Universidade dinâmica e construtivista na PMMA, em 2016; Monografia do Curso de Especialização Latu Sensu em Metodologia do Ensino Superior, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o tema: “Proposta de Criação do Curso de Formação de Instrutores na PMMA: uma perspectiva multidimensional”, São Luís, 2004;  Livro editado pela Gráfica SEGRAF, em 2006, com o título: “Polícia Militar do Maranhão: apontamentos para sua história”, em São Luís/MA; Artigo publicado no Fórum Nacional de Segurança Pública, em 2008, com o título: A tecnologia de informação e comunicação como ferramenta para os cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais militares; Diversas Crônicas publicadas nos Jornais: “O Estado do Maranhão”, “Jornal Pequeno” e Jornal “Extra”, em São Luís; Participação efetiva na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Formação de Oficias da PMMA junto à UEMA; Coautor da Revista de Planejamento Estratégico da PMMA para as gestões de 2014 a 2017; Revista Acadêmica “O Gonçalvino”, em comemoração aos 20 (vinte) anos da criação da APMGD, em convênio com a UEMA, formando os Oficiais da PMMA e de outras coirmãs, em São Luís/MA, 2014.

bottom of page